TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENOMA ALTERNATIVO

Por:   •  28/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que é splicing alternativo?

R. É um processo regulado durante a expressão gênica que resulta na codificação de múltiplas proteínas por um mesmo gene.

2- De que maneira a transcrição inicial do gene pode ser editada?

R. Quando a transcrição inicial em RNA de um gene é criada uma estrutura chamada spliciossomo executa a adição do RNA. Em organismos complexos, esse processo é controlado por proteínas reguladoras do splicing (SR), que definem os éxons e encaminham os spliceossomos para pontos de splicing específicos.

3- Como o éxon pode ser definido no mecanismo de processamento do pré-RNAm?

R. O éxon pode ser definido como emenda alternativa de éxons e consiste em selecionar os éxons que serão emendados para compor o RNAm final. Dessa forma, um mesmo pré-RNAm pode dar origem a duas ou mais formas alternativas de RNAm, em função dos em função dos éxons utilizados na montagem de cada uma.

4- O que é spliceossomo? Qual sua função?

R. É um complexo que quando os snRNA originais reconhecem os pontos de splicing do íntron, formam um complexo com outros snRNA e mais de 100 proteínas. Sua função é eliminar os íntrons e unir os éxons para produzir um RNA mensageiro maduro (RNAm)

5- Qual é a forma mais frequente de Splicing Alternativo. Explique.

R. A supressão do splicing, que é quando a proteína SR pode fazer com que um éxon seja deixado de fora do mRNA final sendo assim a deleção de éxons mais frequentes do splicing alternativo.

6- Por que a exclusão do Éxon pode gerar consequências drásticas para o organismo?

R. As consequências por deixar de fora um único éxon pode ser dramáticas para um organismo. Na mosca-das-frutas por exemplo, o splicing alternativo controla o sistema que determina o sexo. A deleção (remoção) de éxons é o tipo mais comum de splicing alternativo entre os mamíferos, respondendo por cerca de 38% em humanos.

7- Por que, segundo o artigo, manter os íntrons é um hábito caro para os organismos?

R. Por que, uma grande proporção da energia que gastamos todo dia à manutenção e ao reparo de íntrons na forma de DNA, à transcrição do pré-MRNA e à remoção dos íntrons, e até a sua ruptura ao final da reação de splicing. Além disso, o sistema pode causar equívocos com consequências graves. Cada erro no corte e na ligação do pré-MRNA leva a uma alteração na sequencia de codificação da proteína, da transcrição do gene, e possivelmente, à síntese de uma proteína defeituosa.

8- Quais as vantagens de se preservar o íntron?

R. A presença deles permite o processamento alternativo, gerando vários produtos proteicos a partir de um único gene.

9- Como a diversidade entre humanos, roedores e outros primatas pôde se originar a partir de genomas tão semelhantes?

R. Recentemente Cristopher J. Lee e Barmak Modrek, revelaram que um quarto dos éxons sofrem splicing alternativo em ambos os genomas são específicos ou dos seres humanos ou dos camundongos. Esses éxons, tem portanto, o potencial de criar proteínas especiais para determinadas espécies, que podem ser responsáveis pela diferenciação entre elas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com