TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gengivite - Doenças Periodontais Em Jovens

Artigo: Gengivite - Doenças Periodontais Em Jovens. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  2.851 Palavras (12 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 12

1- INTRODUÇÃO

Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. O termo periodontal refere-se literalmente "ao redor do dente" e é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes. As doenças periodontais além de serem fatores de risco prováveis para as doenças sistêmicas, com sua evolução, causam grande prejuízo estético, halitose, falta de segurança ao mastigar pela mobilidade dentária oriunda da evolução dessa doença e finalmente a perda dentária.

A gengivite pode ser considerada a fase inicial das doenças gengivais e problemas periodontais. Ela pode ser facilmente prevenida com hábitos de higiene bucal e sua pratica de forma eficaz e constante, mas, uma vez adquirida, o tratamento é essencial para o controle da inflamação e evitar que chegue a atingir os ossos e deixar sequelas permanentes no indivíduo.

Existe também a possibilidade de essas inflamações na área bucal trazerem consequências mais severas. Um grupo de mestres pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) escreveu sobre uma possível relação de doenças periodontais a acidentes cerebrovasculares mesmo que ainda com poucos indícios de associação

“A existência de associação entre doenças periodontais e acidente vascular cerebral foi demonstrada previamente, havendo divergência quanto à intensidade desta associação, já que a mesma variou dentre os estudos, às vezes sendo forte moderada e fraca. [...] houve também uma associação entre risco aumentado de doença cardiovascular e inflamação gengival em uma população na Suécia [...]”. (A Doença Periodontal Como Fator de Risco Para os Acidentes Cerebrovasculares, 2007).

Como exemplo, uma das primeiras associações entre as doenças foi descrita por Matilla et al., demonstrando que pacientes com menor grau de saúde bucal foram mais suscetíveis a ter infarto do miocárdio comparado aos indivíduos com boa saúde bucal. Isso demostra a importância da prevenção de doenças bucais para não contrair maiores complicações.

Embora esse risco seja maior em adultos, há também possibilidades de sua ocorrência fase jovem principalmente por causa do descaso na manutenção as saúde.

“Atualmente, as doenças periodontais e cardiovasculares, em especial os acidentes vasculares cerebrais (AVC), têm grande prevalência na população adulta. Considerando este fato, a investigação de associação entre doenças periodontais e acidentes vasculares cerebrais é de grande importância.” (A Doença Periodontal Como Fator de Risco Para os Acidentes Cerebrovasculares, 2007).

Mas logo no início, há possibilidade de reversão do quadro clínico da gengivite. Então a atenção com os sintomas deve seguir como complemento dos cuidados de higiene. Ao observar a gengiva mais avermelhada, a forma e o contorno da gengiva próxima ao dente com um aumento de volume e um sangramento esporádico ou durante a limpeza dos dentes, o recomendado é fazer uma visita ao dentista para a realização dos cuidados necessários.

Durante este projeto de pesquisa serão descritos diversos prováveis fatores contribuintes para o desenvolvimento da gengivite e o seu possível agravamento em determinados casos.

1.1 - OBJETIVOS

1.1.1 - Geral

Entender como a gengivite atinge os adolescentes entre 15 e 19 anos baseados em pesquisas realizadas no estado de São Paulo e correlacionar os dados a fatores sociais e antropológicos e fazer adaptações à realidade amazonense.

1.1.2 - Específico

a) Fazer um levantamento de dados de pesquisas já feitas para melhor compreender a gengivite na adolescência.

b) Analisar os fatores que possibilitam a contração da gengivite com mais facilidade nas idades pesquisadas.

c) Buscar informações de que forma a gengivite evolui para doenças mais complicadas tais como periodontite e outras.

d) Pesquisar quais são as taxas de acometimento de acordo com classes sociais e grupos étnicos.

1.2 - JUSTIFICATIVA

A pesquisa justifica-se como trabalho da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, mas não se restringe apenas a esse fim. O tema a ser pesquisado tem ainda poucas pesquisas realizadas no Amazonas e que precisa ser mais trabalhado para identificar e combater patologias.

. Há também uma necessidade de identificar os principais problemas que acometem indivíduos ainda com pouca idade para evitar complicações maiores com o decorrer do tempo.

1.3 - PROBLEMA

Os problemas relacionados à cavidade oral, em grande parte ocorrem por falta de cuidados individuais higiênicos da mesma. Diversos estudos vêm sendo realizados e seus resultados são suficientes para informar o quanto isso afeta a população, que em sua maioria é de pouca renda e baixa qualidade de vida.

Então qual seria a relação de fatores sociais e a taxa de acometimento de doenças na cavidade bucal?

Qual percentual de jovens com a inflamação da gengiva na cidade de Manaus?

1.4 - HIPÓTESES

Muitos fatores podem contribuir para uma eventual inflamação a gengiva, que vão desde os fatores sociais até cuidados básicos de limpeza da boca. Algumas hipóteses foram propostas para definir o que mais influencia na obtenção dessa doença e serão considerados na aplicação do questionário:

a) A falta de interesse de muitos jovens com a saúde bucal, principalmente aqueles com o mínimo de escolaridade e de famílias pobres, podem ser determinantes a levar a um comprometimento da integridade da gengiva e ocasionar inflamações mais graves.

b) O sistema público de saúde é fundamental para o atendimento de cerca de 80% da população brasileira e é muitas vezes negligenciado por essa mesma parte da população, o que pode acometê-los de gengivite e outras doenças bucais.

c) Fatores como estrutura da moradia, alimentação, sexo e hábitos podem ajudar a entender como se distribui a gengivite na população jovem.

2- METODOLOGIA

2.1 - MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais a serem utilizados na pesquisa serão: Papel A4, canetas esferográficas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com