TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genética de Populações

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

GENETICA DE POPULAÇÕES

1) Por que, apesar de Darwin ter publicado o livro “A Origem das Espécies por meios de Seleção Natural, ou a Preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, em 1859, suas teorias não foram aceitas na época? Qual era a concepção de evolução no final do século XIX?

Apesar das publicações evolucionistas de Charles Darwin, suas ideias não eram totalmente aceitas, justamente por contrariar leis e dogmas da igreja naquela época. O conceito de evolução parecia contradizer com a Bíblia, uma vez que na religião os diferentes seres foram criados separadamente por Deus e na publicação de Darwin as espécies surgiram de um ancestral comum, passando pelo processo de seleção natural. Além disso, existia uma grande lacuna nas teorias evolucionistas de Darwin. O naturalista afirmava que as variações observadas nos organismos eram herdadas, porém faltavam, à época, as concepções acerca da genética. Darwin não postulou uma teoria sobre a hereditariedade, a qual só ficou nítida quando as ideias de Mendel foram consideradas.

2) Entre os anos de 1920 a 1940, os trabalhos e pesquisas na área de genética, paleontologia, sistemática, botânica, zoologia fizeram uma verdadeira revolução de ideias, e transformaram a teoria da evolução de Darwin em um fato. Escreva um parágrafo sobre a Teoria Sintética da Evolução, cite nomes de pesquisadores e de livros que mudaram o pensamento científico para sempre.

A teoria sintética da evolução é a síntese da teoria de seleção natural com a teoria mendeliana da hereditariedade e demonstrou a união dos pensamentos de Darwin com a genética disponível na época. Esse princípio foi sintetizado por diversos pesquisadores, como Fisher, Haldane e Wright, os quais publicaram suas obras na década de 1930. São elas: The Genetical Theory of Natural Selection (FISHER, 1930), The Causes of Evolution (HALDANE, 1932) e Evolution in Mendelian populations (WRIGHT, 1931). Além disso, posteriormente, novas pesquisas e cientistas dedicaram-se à temática, como, por exemplo, Theodosius Dobzhansky, cuja investigação girou em torno da evolução de populações de moscas-das-frutas. A publicação do livro de Julian Huxley “Evolution: the modern synthesis” (1942) acirrou a disputa entre mendelianos e darwinistas e permitiu que a teoria de Darwin fosse finalmente aceita e considerada correta.

3) Escreva duas linhas sobre cada figura

a)

Livro a origem das espécies: livro escrito por Charles Darwin e publicado em 24 de novembro de 1959. Nele, defende que a evolução ocorre por meio de seleção natural, ou seja, espécies mais bem-adaptadas à sobrevivência conseguem, consequentemente, deixar descendentes.

b)

Gregor Mendel (1822-1884) - Mendel foi um biólogo que desenvolveu as bases para a genética moderna, sendo conhecido, portanto, como “pai da genética”. Ele baseou seus estudos a partir do cruzamento de plantas hibridas (ervilhas) e postulou as leis mendelianas (Lei da segregação dos caracteres e Lei da segregação independente).

c)

Charles Darwin (1809-1882) - Naturalista inglês autor do livro ‘’A origem das espécies’’, e conhecido como pai da evolução. Postulou a teoria da evolução a partir de suas observações a bordo do navio Beagle.

d)

Ronald Aylmer Fisher (1890-1962) - Foi um Geneticista e Estatístico, realizando importantes pesquisas no campo da genética de populações. Publicou o livro “A Teoria Genética da Seleção Natural”, contribuindo para as ideias Neodarwinistas.

e)

J.B.S Haldane (1892-1964) - Geneticista britânico, caracterizado como um dos responsáveis pela criação da genética de populações juntamente com Wright e Fisher. Autor de “As Causas da Evolução”.

f)

Sewall Wright (1889-1988) - Geneticista inglês conhecido pelos seus trabalhos relacionados a teoria evolutiva, é também conhecido pela criação da genética de populações em parceria com Fisher e Haldane. Autor do artigo Evolution in Mendelian populations, no qual desenvolveu uma ampla teoria genética que envolvia endocruzamento, fluxo gênico e deriva genética.

4. Busque em cada livro e copie o conceito de Evolução:

• Segundo o autor: FUTUYMA, D. Biologia evolutiva. Terceira edição.

A palavra evolução vem do latim evolvere, “desenvolver ou desenrolar” – revelar ou manifestar potencialidades escondidas. A evolução significa “mudança”, é a descendência com modificação, e geralmente diversificação.

• Segundo o autor: Templeton, A.R. Genética de Populações e Teoria Microevolutiva

A evolução é uma mudança ao longo do tempo na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool genético, qualquer modelo de evolução deve incluir no mínimo a passagem de material genético de uma geração para a seguinte.

• Segundo o autor: Ridley, M. Evolução

Evolução significa mudança na forma e no comportamento dos organismos ao longo das gerações. As formas dos organismos, em todos os níveis, desde a sequência de DNA até a morfologia macroscópica e o comportamento social podem ser modificados a partir daquelas dos seus ancestrais durante a evolução.

5. Explique e contextualize o gráfico abaixo, sobre frequências alélicas e genotípicas. O gráfico foi retirado do livro Introdução à genética. Griffiths e colaboradores. 2001

O gráfico acima representa as sequências homozigotas e heterozigotas em função das frequências alélicas. As curvas mostram as proporções de homozigotos A/A (linha azul), homozigotos a/a (linha laranja) e heterozigotos A/a (linha verde) em populações com frequências alélicas diferentes se as populações estiverem no equilíbrio de Hardy-Weinberg. É possível concluir que os alelos homozigotos e heterozigotos somam 1, e consequentemente as proporções podem variar conforme as combinações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com