TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Em Enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Em Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha Critica sobre “Ferramentas de gestão em Enfermagem”

Segundo BALSANELLI et all (2008), a gestão em Enfermagem deve ser baseada em fatos, tomadas de decisões, com base na medição da análise de desempenho, levando em consideração as informações disponíveis , incluindo os riscos identificados.

Para isso, como instrumento norteador destas atividades temos algumas ferramentas disponíveis para desempenhar a gestão em Enfermagem, como está proposto pelo Serviço de apoio às micro e pequenas empresas (2010), São elas:

5W2H

O significado e conceito desta ferramenta são assim identificados por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo.

Tendo em vista que na ação proposta o intuito do proponente é realizar algo, justificar a sua realização, como também, por que ela será feita, quem a executará, quem a fará e quando tempo durará. Por outro lado, há mais duas questões que precisam ser respondidas neste processo, sendo elas de como será realizado a atividade e quanto custará ao seu idealizador. What – O que será feito (etapas) Why – Por que será feito (justificativa) Where – Onde será feito (local) When – Quando será feito (tempo) Who – Por quem será feito (responsabilidade) How – Como será feito (método) How much – Quanto custará fazer (custo)

O 5W2H, basicamente, é um resumo das ações que precisam ser desenvolvidas com o máximo de elucidação possível por parte dos cooperadores envolvidos. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, na qual ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área. Em um segundo momento, deverá visualizar neste planejamento como será feita esta atividade e quanto custará todo o processo.

Esta ferramenta é muito útil no campo da Enfermagem, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre o processo ou sua atividade proposta e que, também, tem por finalidade sanar todas as dúvidas, uma vez que é totalmente objetiva.

Já para Dutra (2004), os conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas deve ser entendida como um processo e devemos identificá-lo, uma vez que pretende buscar melhoria na situação atual do espaço na qual está inserido com autor de ações;

Sendo assim, é preciso esboçar este novo processo, tendo em vista a incorporação das melhorias desejada;

Por outro lado, o autor sustenta a tese de que a comunicação entre as pessoas envolvidas no mesmo processo, por meio de, elementos funcionais proporcionará e disseminará o entendimento para o processo.

Outra ferramenta que está à disposição da gerência de Enfermagem é o fluxograma.

Fluxograma

Para isso é preciso definir o processo a ser desenhado. Logo após, deve-se escolher um processo que mencione o interesse do proponente da ação. Elabore um macrofluxo do processo, identificando os seus grandes blocos de atividades.

Depois, monte, para a elaboração do fluxograma, um grupo, composto pelas pessoas envolvidas nas atividades do processo. Detalhe as etapas do processo e descreva as atividades e os produtos ou os serviços que compõem cada uma delas. Identifique os responsáveis pela realização de cada atividade identificada. Cheque se o fluxograma desenhado corresponde à forma como o processo é executado e faça correções, se necessário

Representação gráfica da sequencia de atividades de um processo.

Em acréscimo, além da sequencia das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram e saem do processo, as decisões que devem ser tomadas e as pessoas envolvidas (cadeia cliente/fornecedor).O fluxograma torna mais fácil a análise de um processo à identificação:• das entradas e de seus fornecedores

Destarte, o Fluxograma utiliza um conjunto de símbolos para representar as etapas do processo, as pessoas ou os setores envolvidos, a sequencia das operações e a circulação dos dados e dos documentos. Os símbolos mais comumente utilizados são os seguintes: Operação: Indica uma etapa do processo. A etapa e quem a executa são registradas no interior do retângulo. Decisão:Indica o ponto em que a decisão deve ser tomada. A questão é escrita dentro do losango, duas setas, saindo do losango mostram a direção do processo em função da resposta(geralmente as respostas são SIM e NÃO).Sentido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com