TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM – UM INSTRUMENTO DE GESTÃO

Por:   •  24/4/2017  •  Exam  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE PALMAS- FAPAL

ENFERMAGEM 2º PERIODO

AMANDA BRASIL GOMES

RESENHA CRITICA: SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM – UM INSTRUMENTO DE GESTÃO

PALMAS,2016


Por meio deste artigo podemos ver o emprego real desta pratica no meio da enfermagem sendo estudado o enfermeiro na sua essência dentro de um dos maiores hospitais do rio grande do sul o hospital das clinicas (HCPA) sendo utilizado como meio de chegar às profissionais e extrair deles as informações o uso do questionário que também se classifica como sendo uma das ferramentas acadêmicas de maior uso e eficácia dentro do meio acadêmico.

Prevê-se que a ação supervisora ocorra de forma a integrar as atividades de assistência, ensino e pesquisa, junto à equipe multidisciplinar. Estas e outras responsabilidades estão descritas no perfil do cargo, o qual vem sendo (re) construído, pois se encontra em fase ainda incipiente em se tratando da configuração e definição formal para que possa retratar o efetivo exercício da função.

Para transitar com fluidez nas questões organizacionais e manter um fio condutor nas atividades que desempenham, as supervisoras dedicam especial atenção ao processo comunicativo por meio da expressão oral e escrita.

Com os resultados do estudo, pressupõem-se contribuições para aprimorar o delineamento do perfil das supervisoras de enfermagem, mas, sobretudo, para subsidiar futuras estratégias a serem adotadas na organização do trabalho cotidiano dessas enfermeiras.

Foram questionadas diversas enfermeiras, como podemos ver usou de temas da sua realidade para obter dados reais e verídicos, pois dentro da enfermagem existe também outras funções sub- anexadas a de supervisor alo que acaba por deixar os profissionais muito atarefados e com o tempo Muito corrido acarretando problemas sérios de saúde e emocionais.

Outro fator descrito neste artigo foi o fato de ser um hospital de referencia e assim receber uma enorme carga de cliente deixando os supervisores presos quase integralmente a seus afazeres não havendo tempo pra sábado, domingo e feriados muitas vezes ate a noite  ficando suscetível a possíveis crises dentro do ambiente de trabalho e também fora como por exemplo sua residência e seu espaço de lazer .

Com o intuído de resolver este impasse foi levantado duas temáticas que são as seguintes:

  • Peculiaridades do trabalho cotidiano.
  • Organização do trabalho.

Aonde nas diversas entrevistas chegamos a várias falhas cotidianas que conduz o enfermeiro a passar por problemas que às vezes não existe uma solução que cabe a sua esfera de comando sendo algumas muito difíceis de ser resolvidas pela equipe supervisoras causando problemas de grande relevância e bastante dificuldade de resolução.

Um Ponto muito abordado pelos  profissionais do (HCPA) Para a equipe pesquisadora foi o fato de não haver uma roda de conversar para desta forma chegar a uma conclusão juntos sobre as melhores formas de realizar suas atividades e assim atender  com eficiência o seus clientes .

 Sendo algo que acaba Por ser algo dolorido e dificultoso pra ser resolvido pela equipe do (HCPA)  é o fato de muitas vezes se encontrarem sobre forte ameaça jurídica por parte das famílias que querem salvar seus entes queridos mais acaba pedindo ajuda jurídica por meio de mandatos Onde coloca os profissionais sobre grande dificuldade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com