TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO EM ENFERMAGEM

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Taguatinga

 Nome

RA

Atividade discursiva

                                                                                                                                                                         

                                               

Brasília, dia 28  de Maio de 2017

Atividade discursiva

Florence Nightingale, filha de ingleses abastados, nasceu em 12 de maio de 1820 na Itália. Sua posição na sociedade conferiu-lhe acesso à educação, conhecimentos e capacidade de dialogar com políticos e oficiais do exército. Ela dominava diversos idiomas e passava anos em viagens internacionais estudando as atividades de cuidado exercidas nas Irmandades Católicas em vários países, como Egito, Alemanha e França.

 A partir dessas viagens e de seus estudos, decidida a seguir sua vocação, ainda que contra o desejo de sua família, Florence observou várias técnicas assistenciais que obtiveram êxito no cuidado aos enfermos. 

 

[pic 1]

 

 

Descreva em qual momento da história e o motivo em que Florence se destacou como assistencialista.

          Antes do período emergencial da medicina, os hospitais eram um local destinado pessoas doentes, que não recebiam atendimento domiciliar devido a suas condições financeiras, portanto se refugiando nessas instituições buscando o devido cuidado. O atendimento era prestado por pessoas que buscavam sua própria salvação.
       Até os séculos XVIII, as instituições hospitalares estiveram sobre péssimas condições devido as doenças infectocontagiosas e pela falta de pessoas qualificadas para cuidar dos doentes. As classes altas eram cuidados em suas próprias casas, enquanto os classes baixas se tornavam objetos de estudos para conhecimento sobres as doenças para beneficio da medicina.
       Foi diante desta situação que Florence foi  para trabalhar juntos aos soldados feridos na Guerra da Crimeia. Ela foi um personagem muito importante para o significado da enfermagem, pois lutou pelo reconhecimento da profissão.

Durante sua vida, foi estudar em Kaiserwerth, uma instituição de elevada moralidade. Estudou também na França, viajou para a Áustria e Itália. Sempre fez estudos comparativos entre as escolas e já considerava que o ensino de enfermagem precisava ser melhorado. Fato de fácil compreensão, uma vez que Florence possuía uma visão ampla das coisas, com horizontes largos. Com isso, defendia a formação das enfermeiras em bases mais científicas.

À frente do seu tempo, Florence reconhecia a enfermagem como profissão fonte de trabalho, renda e felicidade para as mulheres. Nisto também foi pioneira e mais, defendia a abertura de escolas de enfermagem para moças educadas e cultas, como profissão honrosa. Naquela época, ela já falava sobre a necessidade de enfermeiras em número suficiente para cuidar satisfatoriamente dos doentes. Durante este período, dedicou-se a uma casa de senhoras convalescentes e como voluntária em uma epidemia de cólera.

Em 1854, houve a declaração da Guerra da Criméia. As notícias dos campos de batalha eram preocupantes, pois os feridos morriam pelo abandono, nos “hospitais de sangue”, uma vez que os ingleses não tinham nenhuma organização de enfermagem. Amiga pessoal do Ministro da Guerra, Florence ofereceu seus serviços. Em 1854 partiu para Scuttari com 38 enfermeiras. Lá encontraram um imenso hospital lotado com 4.000 feridos. Ela levou reforço de roupas, remédios e dinheiro. Muitas foram às realizações de Florence Nightingale durante a guerra: organizou a lavanderia e a cozinha, proporcionou livros e distrações aos doentes e, o mais fantástico de seu trabalho por lá: reduziu a mortalidade para 2%, entre outros feitos! Organizou dois hospitais em Scuttari (Hospital Geral e Barrack Hospital) e mantinha em dia sua correspondência. Numa delas, afirmou que o trabalho em saúde faz com que os profissionais se transformem em anjos ou demônios.

Ao final da guerra em 1856, voltou para Inglaterra, recebeu um prêmio de 40 mil libras e, em 1860, realizou seu maior sonho, fundou a escola de enfermeiras no Saint Thomas Hospital. Não dirigiu a escola diretamente, pois viveu sua vida sempre doente e reclusa, mas orientava sua diretora.

Existem outros escritos de Florence, não sendo somente esta obra a registrar seu pensamento. É preciso ressaltar, que seus estudos e práticas transformaram, não só a história da enfermagem, mas como da medicina e seus ensinamentos estão refletidos, até hoje, na prática assistencial. Muitos dos conceitos levantados por Florence são de extrema importância para o controle de infecção, seguidos até hoje. Ela enfatizava a importância no arejamento e aquecimento dos ambientes. Conservar o ar limpo, os ambientes arejados, sem que o doente sinta frio. Descreveu as condições sanitárias de moradia, a saber: ar puro, água pura, rede de esgoto eficiente, limpeza e iluminação. Falava da importância da luz solar. Em seus estudos, ela já se colocava sobre a transmissibilidade das doenças infecciosas e seu controle. São suas próprias palavras: ainda mais, presenciei doenças começarem, progredirem e passarem de uma pessoa para outra”, “presenciei, por exemplo, a persistência da febre na enfermaria quando ela ficava superlotada e com alguns pacientes a mais aparecia à febre tifóide, com mais pacientes ainda instalava-se o tifo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com