TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Ensaios: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01. As organizações podem ser considerados como sistemas organizacionais constituídos por duas ou mais pessoas, que se agrupam visando alcançar um objetivo comum. Entretanto, o alcance dos seus objetivos depende do desempenho das funções administrativas, dentre as quais destaca-se o planejamento. O planejamento permite identificar dificuldades e pontos de estrangulamento e prever alternativas para superá-los; estabelecer sequência das atividades; e adequar atividades ao tempo disponível, recursos existentes, capacidade de ação, para o melhor resultado.

Com base nessas considerações e no conteúdo do material didático, faça uma pesquisa na internet sobre um estudo de caso que mostre os benefícios que a empresa pode auferir com a elaboração do planejamento estratégico, em termos de custos e em níveis de serviços oferecidos aos clientes, consumidores e ao meio ambiente. Descreva esses benefícios e apresente exemplos também de situações em que foi possível às empresas através do planejamento avaliar as implicações futuras de decisões presentes. Faça um relatório contendo no máximo 30 linhas, e indique a fonte consultada. (3,5 pontos)

Questão 02. No Brasil, existem diversos mecanismos legais que contribuem para a preservação ambiental. Fazem parte da legislação ambiental brasileira, muitos decretos, leis e regulamentos que definem obrigações, responsabilidades e atribuições, tanto dos empreendedores quanto do Poder Público em todos os níveis. A Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente e instituiu instrumentos de Política Ambiental. A aplicação desses normativos é obrigatória, entretanto, existem as normas de caráter privado e aplicação voluntária. Essas normas apresentam consenso entre as opiniões técnicas dos diferentes participantes e visam padronizam peças, materiais, procedimentos gerenciais, sendo também utilizadas na atividade de certificação.

Com base nessas considerações, faça pesquisa bibliográfica ou na internet, indicando a fonte consultada, sobre a Lei 6.938 e as normas ISO 14000 e elabore um relatório de 30 linhas destacando as principais diretrizes da Lei 6.938 e os principais benefícios e resultados decorrentes da aplicação das normas ISO 14000 pelas empresas; conclua seu relatório mostrando como a aplicação das normas ISO 14000 contribui para o comprimento da legislação ambiental pelas empresas.(3,0 pontos)

Tendo os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente a preservação, melhoria e recuperação de qualidade ambiental, cito no meu ponto de vista suas principais diretrizes:

I - Ação governamental do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio publico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.

IV – Proteção dos ecossistemas, com preservação de áreas representativas.

VII- Acompanhamento do estado de qualidade ambiental.

IX - Proteção de áreas ameaçadas de degradação.

Os resultados e benefícios sobre a aplicação da norma ISO 14.000 é o atestamento que a empresa possui total responsabilidade ambiental, diminuindo significadamente a geração de poluentes e danos ambientais sem mencionar a valorização global que sua marca e produto terá com a aprovação da International Organization for Standardization.

A empresa contribui com o comprimento da legislação, pois necessitam constantemente diagnosticar os impactos causados ao meio ambiente e aplicar os procedimentos para diminuir esses danos.

FONTE:

www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=313

diariodoverde.com/iso-14000-e-sua-implantacao-em-empresas/

Questão 03. Para que a causa ambiental atinja seus objetivos, a atividade de meio ambiente na indústria deve ser incorporada no planejamento estratégico e integrada na estrutura organizacional, podendo ser adotados determinados modelos de gestão ambiental, como também, pode ser implantado um sistema de gerenciamento ambiental. Além disso, também existem instrumentos que auxiliam na incorporação da gestão ambiental por todas as atividades e rotinas da indústria.

A partir destas considerações, e com base no que você estudou no material didático, e também em outras fontes bibliográficas, faça uma análise das formas de integração da gestão ambiental no planejamento estratégico e na estrutura organizacional, como também avalie a contribuição nesse sentido dos modelos, instrumentos e sistemas de gerenciamento ambiental; apresente um relatório com 30 linhas, destacando: (3,5 pontos)

a) as formas de integração da gestão ambiental no planejamento estratégico e na estrutura organizacional;

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com