TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Educação no Século XXI e a Disparidade na Sociedade

Projeto de pesquisa: O Conceito de Educação no Século XXI e a Disparidade na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PLÍNIO LEITE

LETRAS – HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS E INGLÊS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Flávia Melo Costa Ribeiro Ferreira RA: 7759674927

Jéssica Diniz RA: 8136743414

Joyce dos Santos RA: 9976721620

Mônica de Oliveira Sousa RA: 7982690741

Viviane Luercio Dias Ferreira RA: 7980696755

Trabalho do 1º semestre do Curso de Letras – Habilitação em Português e Inglês, apresentado para avaliação parcial da disciplina de FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO, ministrada pela Professora Maria Mariciane Mores Nunes, realizado sob orientação do Professora Dayane Cabral Leite.

Niterói/RJ, 07 de Outubro de 2013.

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................... 03

1. Importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e mundo

em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no

currículo escolar.......................................................................... 04 a 05

2. Conceitos de Educação no Século XXI e as desigualdades de uma sociedade........................................................................................ 06

3. A Indústria Cultural e as conseqüências na Educação............ 07

4. A teoria de Pierre Bourdieu e a relação com o sistema educacional no Brasil .............................................................................................08 a 09

Conclusão .......................................................................................10

Bibliografia......................................................................................11

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo identificar os elementos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira. Através dele, teremos uma breve explicação sobre a importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo e as dificuldades da implementação da disciplina no currículo escolar. Em um segundo momento, questionaremos como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas. Na terceira parte, refletiremos sobre o conceito de Indústria Cultural e as conseqüências na Educação. E por último, relacionaremos a Teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil.

1 – Importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar

“A relação entre o texto “A Natureza da Filosofia e seu Ensino”, e a escultura “ O Pensador” de Auguste Rodin, é a indução ao pensamento individual e a reflexão sobre a vida.

O pensador de Rodin está no extremo oposto ao homem físico. No entanto, o Pensador eleva-se, ainda, acima do homem que calcula. Ele entrou no domínio da alma, o maior dos universos. Para lá do físico, para lá do cérebro está a alma, o espírito, a dimensão maior do Humano. O pensador de Rodin pensa e sente; talvez chore e ria. Talvez ele pense na natureza dos próprios pensamentos. Porque pensar é também um ato que vem da alma e não apenas da inteligência. Na verdade, pensar é muito mais que raciocinar. Aquele que pensa eleva-se a um nível muito acima do mundo físico e intelectual.

O texto “A natureza da Filosofia e seu Ensino” mostra que compreender a natureza do pensamento é uma condição necessária para entender profundamente o ensino da filosofia.

A filosofia não apenas é como sempre foi fundamental em todas as sociedades de todas as épocas. Sua importância consiste em um convite ao pensar, ao refletir, ao imaginar, não restringindo-nos a aceitar o que nos é apresentado como verdade por outras pessoas, pela mídia, pela política ou outras correntes de pensamento. Acima de tudo, filosofar é duvidar e questionar. Ou seja, toda vez que ouvirmos algo a respeito de alguma coisa, da sociedade, do ser humano, do comportamento, etc., temos sempre de pensar da seguinte maneira: "será mesmo que é desse jeito que ele (ou ela, ou ainda eles) está (ou estão) falando?". É este ponto inicial que permite ao ser humano dar prosseguimento em sua história de forma a verificar seus erros passados, a garantir acertos futuros, a harmonizar a existência conjunta de todos os seres no mesmo planeta. A importância da filosofia consiste no pensar.

A presença da Filosofia no currículo escolar é importante para que professores e alunos vivenciem mudanças em suas rotinas de comportamento, ajuda a elevar a autoestima, levando todos a refletir sobre a vida em sociedade.

Quando a Filosofia é apresentada à escola através do diálogo e ações, espera-se que os alunos tornem-se críticos e criativos. A Filosofia ensina ao aluno o exercício da cidadania no cotidiano, mostrando- o a importância do respeito ao próximo.

A dificuldade de implementação da disciplina no currículo escolar, deve-se ao fato da filosofia ser vista como algo desnecessário e chato, pois na visão de muitos alunos e às vezes por membros do corpo docente trata-se de uma disciplina muito teórica e com pouca utilização prática. Muitas vezes assim sendo dispensada do currículo escolar, apesar desta estar presente no cotidiano de todo ser humano. As pessoas não conseguem identificar a importância desse estudo para a formação dos alunos e a construção da cidadania e de um mundo menos desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com