TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário de Biologia

Abstract: Glossário de Biologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Abstract  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

• Compartimento com citoplasma envolto por uma membrana plasmática. Embora as células procarióticas não tenham um núcleo definido, o material genético (DNA), nuclóide, está condensado na região central da célula.

• Cápsula – Estrutura constituída de polissacarídeos que concede resistência e proteção à célula.

• Parede celular – Formada por peptidoglicanos e lipídios, confere forma, suporte e proteção à célula e impede a lise da célula em meios hipotônicos. Permite a classificação das bactérias em Gram positivas e Gram negativas (Leia no texto abaixo).

• Flagelo – Presente em algumas espécies confere mobilidade às células

• Fímbrias – (ou Pili) estruturas semelhantes a cílios, importantes na aderência ao substrato e na troca de fragmentos de DNA plasmídeo entre bactérias (conjugação).

• Membrana celular – Constituída por uma bicamada fosfolípidica e por proteínas.

• Citoplasma – Não apresenta organitos individualizados, contem ribossomas, substâncias de reserva e enzimas.

• Ribossomas – Estruturas celulares de síntese protéica, encontram-se, geralmente, na região da célula sem DNA.

• Mesossoma – Invaginação da membrana celular, presente em algumas bactérias, que está associada à síntese de DNA e à secreção de proteínas.

Dada à reduzida dimensão das bactérias e à sua transparência são de difícil observação. Tendo por base uma técnica de coloração diferencial, desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês Christian Gram (coloração Gram) é possível identificar e classificar as bactérias pela estrutura e composição da sua parede celular em duas classes: Gram negativas e Gram positivas.

Gram negativas – A parede celular destas bactérias tem um elevado teor lipídico e uma fina camada de peptidoglicanos a circundar a membrana plasmática. Durante o processo de coloração parte dos lipídios são dissolvidos pelo álcool, formando-se poros na parede por onde o corante primário (violeta de cristal) sai das células. As células ficam transparentes com a saída do corante sendo posteriormente coradas com o corante secundário (safranina ou fucsina). Exemplos: E. Coli, Helicobacter, Pseudomonas, Legionella, Salmonella.

Gram positivas – A parede celular destas bactérias é formada por uma espessa camada de peptidoglicanos e reduzido teor de lipídios. A camada de peptidoglicanos atua como uma barreira à saída do corante primário e, por isso, as células ficam coradas de violeta escuro. Exemplos: bactérias dos géneros Staphylococcus, Streptococcus, Enterococcus, Bacillus

Patologias associadas e suas consequências:

Insulina:

A insulina é um hormônio sintetizado no pâncreas, que promove a entrada de glicose nas células e também desempenha papel importante no metabolismo de lipídeos e proteínas. Existem algumas patologias relacionadas à função da insulina no corpo, como: diabetes, resistência à insulina e hiperinsulinêmica. Conheça agora um pouco mais sobre a importância deste hormônio para nossa saúde.

Atuação no organismo

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com