TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIV - Doença em mulheres grávidas

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

HIVIDA: A AIDS EM MULHERES GRÁVIDAS

A sigla aids significa síndrome da imudeficiencia adquirida. O vírus da aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e leite materno de pessoas contaminada  pelo vírus. Após o contagio, a doença demora até 10 anos para se manifestar, e mesmo não tendo desenvolvido a doença o portador pode transmiti-la. Após o contágio o tratamento deve ser feito por medicamentos que fazem o controle do vírus nas pessoas doentes, o medicamento mais conhecido é o AZT (zidovudina) que melhora a qualidade de vida do paciente e aumenta a sua sobrevivência.

As grávidas portadoras do vírus devem realizar testes para a identificação da infecção pelo vírus HIV, esse exame é feito logo no pré-natal e é muito importante pois, reduzem a chance de transmissão perinatal (durante a gestação, parto e amamentação), sem esse tratamento é  estimado que 15 a 30% das crianças nascidas de mães soro positivo para o HIV adquirem o vírus durante a gestação, parto ou amamentação.

O diagnóstico é feito pelo exame de sangue (soro plasmático), a identificação da gestante positivo para o HIV é fundamental para o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal pelos médicos obstetras e infectologista. O tratamento com o AZT diminui o risco de transmissão para o feto, e após o nascimento tanto a mãe quanto a criança são acompanhadas por médicos. A mãe é orientada a não amamentar o recém-nascido e a lactação deve ser inibida ou substituída.

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO

1° Período Enfermagem

HIVIDA: A AIDS EM MULHERES GRÁVIDAS

NOMES: Mariana Aparecida Coelho

Lílian Oliveira Paixão

Delivania Débora

Brenda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com