TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEOSTASE E CONTROLE

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 10

                                       HOMEOSTASE E CONTROLE

                                        Comunicação célula-célula                             1-A

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Tradução: Ivana Beatrice Mânica da Cruz 5.ed.,Porto Alegre: Artmed, 2010.

"Na maioria das estimativas o corpo humano é composto por cerca de 75 trilhões de células. Estas células enfrentam uma tarefa assustadora- comunicar-se umas com as outras de uma maneira rápida e que carregue uma quantidade enorme de informações. [...]” (179)

"[...]existem somente dois tipos básicos de sinais fisiológicos: elétricos e químicos. Os sinais elétricos são mudanças no potencial de membrana da célula. Os sinais químicos são moléculas secretadas pelas células no líquido extracelular. Os sinais químicos são responsáveis pela maior parte da comunicação interna do corpo. As células que

Recebem sinais elétricos ou químicos são denominadas células-alvo.[..]"  (179)

“O corpo humano usa quatro métodos básicos de comunicação célula-célula: (1)

Junções comunicantes, que permitem a transferência direta de sinais químicos e elétricos do citoplasma entre células adjacentes; (2) sinais dependentes de contato, que ocorrem quando uma molécula da superfície de uma membrana celular se liga a moléculas da superfície de outra membrana celular; (3) comunicação local, feita por substancias químicas que se difundem no líquido extracelular; e (4) comunicação de longa distância, que ocorre pela combinação de sinais elétricos carregados por células nervosas e

Sinais químicos transportados no sangue. ” (179)

”A forma mais simples de comunicação célula-célula é a transferência direta dos sinais elétricos e químicos através das junções comunicantes, que são canais proteicos que criam pontes citoplasmáticas entre células adjacentes.[...]” (180)

“Todas as células no corpo podem liberar sinais parácrinos, mas a maioria da comunicação de longa distância entre células está sob a responsabilidade dos sistemas nervoso e endócrino. O sistema endócrino comunica-se usando hormônios (hormon, excitar), sinais químicos que são secretados no sangue e distribuídos por todo o corpo e pela circulação. Os hormônios entram em contato coma maioria das células do corpo, mas apenas as células que possuem receptores para os hormônios são células-alvo.[...]” (180)

“O sistema nervoso usa uma combinação de sinais químicos e sinais elétricos para a comunicação de longa distância. Um sinal elétrico percorre uma célula nervosa (neurônio) até que alcance a extremidade desta célula, onde é traduzida em um sinal químico secretado pelo neurônio, tal sinal químico é chamado de substancia neurócrina.[..]” (180)

HOMEOSTASE E CONTROLE

                           Vias de Sinalização                      2-A

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Tradução: Ivana Beatrice Mânica da Cruz 5.ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

 “A comunicação local é realizada pelas sinalizações parácrina e autócrina. Um sinal parácrino é uma substancia química que atua nas células próximas àquelas que secreta o sinal. Se um sinal químico atua na célula que o secretou, ele é denominado sinal autócrino. Em alguns casos, uma molécula pode atuar como um sinal autócrino e parácrino. ” (180)

 “Os sinais químicos, na forma de moléculas parácrinas e autócrinas e hormônios, são liberados das células para o compartimento extracelular. Este não é um modo muito específico para os sinais encontrarem seus alvos, pois substancias que são transportadas pelo sangue chegam a quase todas as células no corpo. Além disso, as células não respondem a todos os sinais que as atingem. Por que algumas células respondem a um sinal químico, ao passo que outras o ignoram? A resposta está na presença de proteínas receptoras nas células-alvo as quais os sinais químicos se ligam.[..]” (181)

“Se uma célula-alvo possui um receptor para uma molécula sinalizadora, a ligação do sinalizador a proteína receptora iniciara uma resposta. Todas as vias de sinalização compartilham as seguintes características: 1. A molécula sinalizadora é um ligante que se liga a um receptor.[...] .2. A ligação ligante-receptor ativa o receptor. 3.O receptor, por sua vez, ativa uma ou mais moléculas sinalizadoras intracelulares. 4. A última molécula sinalizadora na via iniciará a síntese de proteínas-alvo ou modifica as proteínas-alvo existentes para gerar uma resposta. ” (181)

“A maioria dos processos fisiológicos, desde o batimento do coração até a aprendizagem e a memória, utiliza alguma variação destas vias. Uma das maravilhas da fisiologia é a importância fundamental destas vias de sinalização e a maneira como elas foram conservadas nos animais (...). ” (181)

"Estas vias se constituem dos seguintes passos: Uma molécula sinalizadora liga-se à uma proteína receptora que ativa moléculas sinalizadoras intracelulares e estas, por sua vez alteram as proteínas alvo." (182)

“Os sinais químicos são classificados em duas grandes categorias com base na sua solubilidade em lipídeos: lipofílicos ou lipofóbicos. Os receptores das células-alvo podem ser encontrados no núcleo, no citosol ou na membrana celular, como uma proteína integral. ” (182)

“As proteínas receptoras para moléculas sinalizadoras desempenham um papel importante na fisiologia e na medicina. Cerca de metade dos medicamentos em uso atualmente atuam em proteínas receptoras.[...]” (182)      

                                           HOMEOSTASE E CONTROLE

                                               Vias de Sinalização interna                    3-A

SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. Tradução: Ivana Beatrice Mânica da Cruz 5.ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

"Podemos agrupar os receptores de membrana em quatro categorias principais. Os receptores mais simples são os canais iônicos regulados quimicamente (dependente de ligante) chamados de receptores acoplados de canais. A ligação com o ligante abre ou fecha o canal e altera o fluxo de íons através da membrana. " (182)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com