TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematologia - leucemias

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ALUNOS: Alderlândia Alves, Francisco José Rodrigues, José Carlos e Luiz Gustavo Carvalho.

CURSO: Biomedicina

TURMA: 4º Semestre – Noite

DISCIPLINA: Hematologia Clínica

PROFESSOR: Célio Ribeiro de Salis

LEUCEMIAS

Fortaleza – Ce

2015

Sumário

1.        Introdução        

2.        Fisiopatologia        

3.        Classificação        

4.        Manifestações Clínicas        

5.        Fatores de Risco        

6.        Epidemiologia        

7.        Diagnóstico        

8.        Tratamento        

8.1.        Quimioterápico        

8.2.        Imunoterapia        

8.3.        Radioterapia        

8.4.        Transplante de M.O.        

9.        Referências Bibliográficas        

  1. Introdução

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

As células leucêmicas saem da medula óssea, onde são produzidas e são liberadas na corrente sanguínea e transportadas até o fígado, baço, linfonodos ou gânglios, cérebro, rins e órgãos reprodutivos, onde continuam a crescer e a se dividir. A presença de células leucêmicas no cérebro pode causar dores de cabeça, vômito e irritabilidade, e, a expansão na medula óssea, pode causar dores ósseas e articulares. 

É uma doença maligna de origem desconhecida, na maioria das vezes.  Alguns fatores estão associados ao desenvolvimento da doença, como: exposição às radiações por raios ultravioletas do sol, consequências da Bomba que atingiu Hiroshima e acidentes biológicos, como o de Goiânia, infecções virais e ocorrências de erros genéticos nas células em divisão.

Existem quatro tipos principais de leucemia: Leucemia Mielóide Aguda (LMA), Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) e Leucemia Mielóide Crônica (LMC). Divididos em duas categorias (Leucemias Agudas e leucemias crônicas), dependendo da forma como a leucemia progride e da diferença entre células normais e anormais.


  1. Fisiopatologia

As leucemias são cânceres de células sanguíneas. Podendo acometer a produção de células normais do sangue (falência medular) o que levaria a quadros variáveis de sangramento, infecção e anemia.

As leucemias são dividas em crônica e aguda. Dividem-se em mieloblástica e linfoblática, no caso as L.A apresentam uma evolução muito rápida.

A pesar de ser um tipo raro de câncer, a leucemia aguda apresenta um elevado índice de morte em pessoas abaixo de 35 anos. A incidência das leucemias é semelhante em todo mundo, sendo que, dentre as leucemias agudas a mieloblástica tem ligeira predominância sobre a linfoblástica.

São mais predominantes nos homens, sendo maior o numero de casos em raça branca, onde a idade varia, na LLA é comum até os 10 anos já na LMA é comum até 65 anos de idade.


  1. Classificação

 LLC: Doença Linfoproliferativa relativamente rara, caracterizada por quadro clínico benigno, evolução lenta e grande leucocitose no sangue. A leucocitose é causada por aumento acentuado de linfócitos do tipo maduro, com raras formas blásticas (linfoblastos) e formas intermediárias (prolinfócitos) circulantes.

 LLA: Doença maligna de células linfocitárias derivadas das células indiferenciadas linfoides caracterizada pela não diferenciação de suas células até formas mais maduras e normais. Deta forma, acumulam-se os linfoblastos em grande numero e em etapas diferentes de sua maturação.

        As LLA podem ser do tipo B ou do tipo T.

 LMC: Doença de origem clonal; caracteriza-se pela proliferação de células mieloides granulocíticas, que matem sua capacidade de diferenciação. Surge em decorrência de anomalia da célula primordial (Stem-cell) da M.O. o clone anômalo originado desta célula se expande e infiltra o parênquima medulas, de modo lento, mas progressivo, em detrimento da proliferação das células normais.

 LMA: Doença caracterizada pela proliferação dos precursores granulocíticos da M.O. no processo de diferenciação ocorre uma parada ou dificuldade de maturação. Detsa forma há o acumulo de células jovens que nunca chegam ao amadurecimento completo. As células resultantes podem ter aspectos muito variados, desde células muito indiferenciadas (blástos), até aspectos bem mais diferenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com