TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herança Genética

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

Herança

Darwin ao tentar explicar sua teoria da evolução encontrou alguns problemas, um desses problemas o qual não soube responder, era como as características genéticas eram passadas de pai para filho.

Um pouco antes Mendel já havia feitos estudos sobre os princípios básicos da herança biológica. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da hibridação das plantas: realizou cruzamentos entre linhagens puras de plantas de ervilhas que produziam sementes verdes e outras que produziam sementes amarelas, e cruzou os descendentes entre si.  Com os seus estudos, Mendel comprovou que as características eram determinadas por pares de elementos, herdados de cada um dos genitores e que passavam de uma geração a outra de forma particulada, ou seja, esses elementos permaneciam intactos . Apesar de sua grande relevância, esse trabalho teve pouco impacto na época e passou despercebido aos estudiosos da evolução, incluindo o próprio Darwin.

Com a redescoberta dos trabalhos de Mendel no início do século XX, os elementos envolvidos na herança foram denominados genes. Esses genes são partes do DNA e são eles os responsáveis pelas características genéticas. O DNA ( ácido desoxirribonucleico) , está presente tanto em células eucarióticas quanto nas células procarióticas, mas se localiza em diferentes lugares dentro das células a depender da característica de cada uma delas.

Nas células procariontes, o material genético (DNA), fica agrupado em uma região específica do citoplasma chamada  nucleoide. O DNA das células procariontes , forma um cromossomo circular com menor quantidade de proteínas que o cromossomo das células eucariontes. Já as células eucariontes possuem uma ampla rede de membranas internas formando as várias organelas intracelulares cada uma executando uma função metabólica específica. Seu material genético se encontra no núcleo que é divido pelo citoplasma, além de possuir parede celular mais rígida que a procariota e ser relativamente maior.

A molécula de DNA é constituída por uma seqüência de nucleotídeos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas:    um açúcar (pentose),     um grupo fosfato,    uma base nitrogenada. As bases podem ser púricas (Adenina e Guanina) e pirimídicas ( Citosina, Timina e Uracila),

            Segundo Watson,  a molécula de DNA seria formada por duas cadeias nucleotídicas dispostas em uma forma helicoidal. Assim, a molécula de DNA apresenta um estrutura em dupla hélice. Essa organização helicoidal é mantida por pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio que se estabelecem entre as bases nitrogenadas das duas cadeias

Além do DNA há um outro constituinte importante responsável por diversas funções no organismo, o RNA (Ácido ribonucleico). As moléculas de RNA são constituídas por uma seqüência de ribonucleotídeos, formando uma fita simples.

Existem três tipos básicos de RNA, que diferem um do outro no peso molecular: o RNA ribossômico, representado por RNAr (ou rRNA), o RNA mensageiro, representado por RNAm (ou mRNA) e o RNA transportador, representado por RNAt (ou tRNA).

O RNA ribossômico é o de maior peso molecular e constituinte majoritário do ribossomo,organóide relacionado à síntese de proteínas na célula.

O RNA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com