TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização no Atendimento Pediatrico

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

RONDONÓPOLIS

2020


PAULA LORRAYNE GOMES MIRANDA

ASSISTÊNCIA HUMANIZADA EM PEDIATRIA

Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem da Instituição Universidade de Cuiabá- UNIC

Orientador: Ana Paula


RONDONÓPOLIS

2020


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

 

1 INTRODUÇÃO

A assistência humanizada em pediatria evidencia-se pela ambiência, acolhimento e cuidados com olhar holistico aos quais se mostram como um pilar para a humanização da unidade pediátrica, trabalhando sensivelmente e humanamente na reconstrução do processo de produção de saúde. Geralmente as crianças ficam com receio ao adentrarem na unidade pediatra, mesmo porque não compreendem a extensão de sua enfermidade, e ainda não possuem maturidade o suficiente para entender a necessidade da hospitalização, levando a um desconforto e medo diante dos profissionais de saúde, diante disso algumas se tornam agressivas, chorosas e entre outras emoções negativas que despertam nesse momento. Uma nova rotina se instala na vida da criança, além do mal-estar a mesma está fora da escola, amigos, familiares e do seu lar, essa experiência contribui para a mesma relacione o hospital e os profissionais de saúde com uma vivência dolorosa e triste.

        Acredita-se que a internação é um momento desconfortável para criança, por estar fora da sua rotina, dos amigos, das escolas e dos familiares entendo que o ambiente deve ser acolhedor e agradável aos olhos infantis, assim o ambiente tornará humanizado ao seu cliente. Sendo assim considera-se que o acolhimento em um ambiente hospitalar agradável e caracterizado se mostra extremamente importante para que ela se sinta protegida, e entenda ou tenha ao menos uma percepção menos traumática e agressiva diante do tratamento e internação, isso a levará a manifestar suas ansiedades e medos com mais facilidade e suas necessidades poderão ser melhor atendidas facilitando o processo de internação.

O cuidar no cenário infantil envolve atentar para além dos aspectos clínicos, deve-se entender que ela é um ser que embora seja apenas uma criança já teve suas próprias experiências cheias de emoções, paixões e sonhos os quais não devem ser interrompidos por um ambiente sem alegria e sem cor, ou seja, um ambiente preparado para acolhê-la atendendo as suas especificidades, assim sendo um cuidado humanizado.

1.1 O PROBLEMA

        Como deve ser a atuação da enfermagem na humanização em pediatria?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

        Compreender como deve ser a atuação humanizada da enfermagem nos atendimentos pediátricos.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Descrever a importância do cuidado humanizado.
  • Relatar as práticas lúdicas dentro da assistência humanizada infantil.
  • Demonstrar a importância da humanização dentro da assistência pediátrica.

3 JUSTIFICATIVA

         Humanizar a em saúde para crianças hospitalizadas demanda ouvir a opinião à criança e ao profissional, deve ter o objetivo de se construir uma cadeia de comunicação, que analise e desenvolva ações a partir da integridade princípios morais da palavra, reconhecimento reciprocidade, da responsabilidade e do respeito. Permitindo a oportunidade de se usar a empatia e criando alternativas para que ela considere de acordo com seu contexto e que seja capaz contribuir a estabelecer formas de reduzir os problemas na medida do possível.

        Quando se fala de humanizar em ambiente pediátrico logo se entende que enfermagem está inteiramente ligada nesse processo e é importante que os profissionais enfermeiros tenham conhecimento do seu precioso desempenho nesse processo de humanizar esse processo de internação, bem como do apoio a família da criança, assistindo integralmente a família  e desenvolver o senso de solidariedade com a mesma, proporcionando e estabelecendo um elo de confiança que trará benefícios no processo dos cuidados dispensados a criança. Além disso, é necessário aprimorar e inovar seus conhecimentos diante dos avanços dos cuidados.

        Dessa forma esse estudo justifica-se diante da necessidade de trazer aos profissionais de enfermagem mais embasamento para humanizar em pediatria, propiciando tanto a criança como a família um atendimento integralizado, criando um relacionamento de confiança com a mesma facilitando assim seu atendimento e desprendendo de medos e traumas. Já que cada ser humano é um ser único e que sua elaboração de cuidados deve ser realizada de modo único e não simplesmente de acordo com sua patologia.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

A humanização nos cuidados em pediatria é um cuidado especialmente onde deve se ter um olhar holístico importante a escuta, deve-se olhar além nos cuidados em pediatria, a equipe de enfermagem pode contribuir para a diminuição do tempo de internação da criança, deve-se entender que a internação é algo traumatizante para uma criança, a mesma está longe de sua rotina, do seu lar e exposta a procedimentos que lhe podem causar dores e medos. É importante ofertar dignidade e ternura às crianças hospitalizados, tornando a relação entre pacientes profissionais mais estreitadas proporcionando confiança a família e podendo atender essa criança com mais humanidade e respeito diante de suas dores (CERIBELLI, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (334.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com