TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ILUMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Abstract: ILUMINAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Abstract  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

ILUMINAÇÃO AMBIENTE

Este é um fator relevante para o conforto visual, que pode influenciar na produtividade e qualidade final do trabalho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina a quantidade mínima de iluminação para diversos tipos de atividades. Seguir esta normatização é apenas o primeiro passo para se ter um ambiente saudável neste sentido. Na seqüencia deve-se preocupar com a localização dos postos de trabalho em relação às luminárias e janelas. Deve-se ainda estar atento às diferenças entre colaboradores destros e canhotos que ocuparão os postos.

Dica: consultar um engenheiro especialista em segurança do trabalho.

TEMPERATURA EM ERGONOMIA

Uma pessoa dificilmente nota o clima do interior de um ambiente enquanto ele é “normal”, mas quando mais ele desvia de um padrão de conforto, mais ele atrai a atenção.

FRIO E CALOR

O frio e calor intensos são desconfortáveis e provocam sobrecarga energética no corpo, principalmente no coração e pulmões. Além disso, partes do corpo podem sofrer danos como queimaduras e congelamento.

CONFORTO TERMICO:

Evite umidades ou securas exageradas

O ar muito úmido (umidade relativa acima de 70%) ou muito seco (abaixo de 30%) pode afetar o conforto térmico. O ar muito seco pode provocar irritação nos olhos e nas mucosas, além de produzir eletricidade estática (riscos de incêndios, choques desagradáveis, interferências em equipamentos). O ar saturado (100%) dificulta a evaporação do suor, tornando-se desagradável para trabalhos pesados. A umidade do ar pode ser controlada adicionando ou retirando água do ambiente.

A radiação das superfícies quentes pode ser neutralizada colocando material isolante em superfícies como paredes, tetos, pisos e janelas. Além disso, um layout correto pode manter as pessoas longe das fontes de radiação. A radiação pode ser diminuída também se a temperatura do ar for controlada, de modo a reduzir as diferenças entre a temperatura do ar e aquela da fonte radiante.

As partes do corpo expostas ao calor intenso ou superfícies radiantes muito quentes podem experimentar sensações dolorosas e até queimaduras. Em climas muito frios, há risco de congelamento. Temperaturas acima de 24° C provocam queda do rendimento e aumento dos erros. Os materiais manipulados não devem ser muito quentes ou frios demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com