TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ENERGIA PARA QUALIDADE DE VIDA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 2

ENERGIA E QUALIDADE DE VIDA

IMPORTÂNCIA DA ENERGIA PARA QUALIDADE DE VIDA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O uso de energia é fundamental na satisfação das necessidades e desejos do ser humano, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Utiliza-se, na verdade, os serviços energéticos que as tecnologias de manejo da energia podem oferecer, e não a energia em si. Como exemplos de utilização da energia fundamentais para a sociedade atual tem-se: aparelhos médicos, iluminação, combustíveis para automóveis, refrigeração, preparo de alimentos, comunicação, entre outros. Mas o uso ineficiente de energia pode agir como um freio na economia, contribuindo para a poluição crescente e desaceleração econômica.

A energia constituiu-se, na história das modernas economias, como importante insumo à produção de bens e serviços. Na sociedade atual a energia é uma necessidade básica para qualquer ser humano. A Constituição de 1988 traz o direito de acesso à moradia, saúde, alimentação e lazer como primordiais. Não ter acesso à energia é um sinal de que o indivíduo está em vulnerabilidade extrema e, com certeza, excluído dos outros direitos.

A importância da energia no desenvolvimento é ilustrada na figura a seguir, que mostra 4 indicadores sociais para diversos países – taxa de analfabetismo, mortalidade infantil, expectativa de vida e taxa de fertilidade total – como uma função do consumo de energia per capita.

Figura 1: Expectativa de vida, mortalidade infantil, alfabetização e taxa de fertilidade total como uma função da energia comercial consumida per capita.[pic 1]

Fonte: www.seeds.usp.br/pir/arquivos/treinamentos/.../social_3_bellacosa.ppt

Como é possível observar o consumo de energia de uma nação é um importante indicador do desenvolvimento do país.

DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DO MUNDO MODERNO

O constante desenvolvimento da sociedade tem conduzido a uma cada vez mais acentuada dependência das principais fontes de energia (fontes não renováveis) a nível mundial, são exemplos destas: carvão mineral, petróleo, gás natural. Como o nome indica, “não renovável” significa que o seu período de regeneração e utilização implica, num maior ou maior prazo, o seu esgotamento.

Existem alternativas, as chamadas energias renováveis: energia solar, energia eólica, energia hídrica, energia da biomassa, energia geotérmica, energia dos oceanos (Marés e Ondas), energia do hidrogênio.

O Brasil possui uma matriz energética diferenciada do resto do mundo. Por ser um país extenso, de vastos recursos hídricos, o país possui uma das matrizes mais limpas do mundo, devido à exploração da energia é a hídrica.

Porém o petróleo ainda domina a matriz nacional devido à descoberta e exploração do pré-sal.

Referências:

Acesso: 29/11/2013

Acesso: 30/11/2013

3_bellacosa.ppt> Acesso: 30/11/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (122.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com