TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.876 Palavras (20 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

INTRODUÇÃO

As células

O surgimento das células resulta de um processo de transformação que durou bilhões de anos. Em seu principio estão os primeiro seres vivos que, a evolução produziu uma imensa diversidade de formas vivas. Os estudos bioquímicos demonstram que a matéria viva é composta pelos mesmos elementos que constituem o mundo inorgânico, porem com diferenças em sua organização.

Devido o pequeno tamanho da célula, para estudá-la seria necessário o poder de instrumentos  como o microscópio.Inicialmente Anton van Leeuwenhoek, um polidor de lentes com a sua criatividade inventou um microscópio manual que fornecia aumento de 40 a 270 vezes apenas.

Em 1665, Robert Hooke investigava, com um microscópio ainda sem muitos recursos, mas composto, com duas lentes acopladas a um tubo, um fragmento de cortiça. Como a cortiça é um tecido morto dos vegetais, elas contem um numero elevado de pequenas cavidades que antes eram ocupadas por células vivas. Hooke deu o nome de célula pensando que se tratasse das unidades estruturais dos seres vivos: o nome célula é o diminutivo da palavra cella, que significa cela ou cubículo, não correspondendo, portanto, ao que hoje se entende por célula. O nome, porém, ficou consagrado pelo uso e a área biológica, que se ocupa do estudo da estrutura celular foi denominada Citologia, do grego Kyptos = célula.

No inicio do século XX, estava em estudo o embasamento teórico que levaria ao microscópio eletrônico, formulado por uma equipe de físicos. Dois deles Knoll e Ruska montaram os primeiros modelos em 1932. Após ter passado trezentos anos, na Holanda os cientistas finalmente puderam estudar as células de uma maneira completa.

Assim, a partir de todas essas descobertas e dos conhecimentos dos processos vitais que ocorrem em todas as células, poderemos entender melhor o funcionamento do organismo por completo.

CÉLULA

CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO

PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS

A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, assim como o átomo é a unidade fundamental das estruturas químicas. Se, por algum meio, a organização celular for destruída, a função da célula também será alterada.

As células podem ser unicelulares ou pluricelulares. Nos seres unicelulares, como as bactérias e as algas azuis, uma única célula realiza todas as funções (digestão e respiração). Já os seres pluricelulares, como os seres humanos, apresentam muitas células. Nesses seres, as células com funções comuns agrupam-se de maneira organizada para formar tecidos, os quais, por sua vez, formam os órgãos.

As células são classificadas em duas categorias: procariontes e eucariontes. A principal diferença entre os dois tipos é que as células procariontes não possuem núcleo. Do ponto de vista evolutivo, os procariotas são considerados antecessores dos eucariotas. Apesar das diferenças entre eles, existem grandes semelhanças em sua organização molecular e em suas funções. Por exemplo, ambos os tipos de organismos utilizam o mesmo código genético e uma maneira similar de sintetizar proteínas.

Os componentes químicos da célula

A estrutura da célula é a consequência de uma combinação de moléculas organizadas de uma forma muito precisa.

Os componentes químicos da célula são classificados em inorgânicos (água e minerais) e orgânicos (ácidos nucleicos, carboidratos, lipídeos e proteínas).

Do total dos componentes da célula, cerca de 75 a 85% correspondem a água, entre 2 e 3%  são constituídos de sais inorgânicos e o restante é formado por compostos orgânicos que representam as moléculas da vida.

ÁGUA E MINERAIS

A água é o componente encontrado em maior quantidade nos tecidos, com poucas exceções como, por exemplo, o osso e o dente. O conteúdo da água no organismo está relacionado com a idade e a atividade metabólica: é maior no embrião e diminui com o passar dos anos. Atua como solvente natural dos íons e como meio de dispersão coloidal da maior parte das macromoléculas. Mais ainda, é indispensável à atividade metabólica, já que os processos fisiológicos ocorrem exclusivamente em meio aquoso.

A água intervém na eliminação de substancia da célula e, absorve calor o que evita que sejam geradas mudanças drásticas da temperatura na célula.

Os sais são reguladores químicos e são importantes para manter a pressão osmótica e o equilíbrio ácido-básico da célula.

ÁCIDOS NUCLÉICOS

Os ácidos nucleicos são macromoléculas de enorme importância biológica. Todos os seres vivos contem dois tipos de ácidos nucleicos, chamados ácido desoxirribonucleicos (DNA) e acido ribonucleico (RNA). Os vírus contem só um tipo de acido nucleico, DNA ou RNA.

O DNA constitui o deposito da informação genética. Esta informação é copiada ou transcrita em moléculas de RNA mensageiro, cujas sequencias de nucleotídeos contem o código que estabelece a sequencia dos aminoácidos nas proteínas. É por isso que a síntese proteica é conhecida como tradução do RNA.

O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características. E o RNA controla a síntese de proteínas.

Alem de atuarem como tijolos para a construção dos ácidos nucleicos, os nucleotídeos, por exemplo, o ATP é utilizado para depositar e transferir energia química.

Outros nucleotídeos, como a citidina trifosfato (CTP), a uridina trifosfato (UTP), a guanosina trifosfato (GTP) e a timosina trifosfato (TTP), também tem ligações de alta energia, porem a fonte principal de energia da célula é o ATP.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos, compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio, representam a principal fonte de energia para a célula e são constituintes estruturais importantes das membranas celulares e da matriz extracelular. São classificados como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (310.9 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com