TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  7.485 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

É importante observar os fundamentos biológicos, demonstrando a estrutura celular e como o processo advindo destas questões influi na prática de exercício físico e de atividade física. Para este trabalho a atividade física escolhida foi a natação; devido a sua natureza peculiar, o que a torna uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo humano.

Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a célula, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos, para elucidação deste trabalho; para em seguida fazer uma análise da constituição estrutural e molecular das células, observando a importância do metabolismo celular e a função dos tecidos na natação.

Tendo em mente a importância da prática de atividade física, e, sobretudo a natação, no caso de fomentar o metabolismo celular e trazer benefícios a saúde.

2 - A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA.

2.1 - A CÉLULA: CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS.

Inicialmente, tem-se que ressaltar que a estrutura da célula é constituída de três elementos básicos: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.

As células estão ligadas diretamente também com diversas funções do corpo humano, entre elas podem ser citadas a nutrição, reprodução e processos essenciais ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano, e a atividade celular é indispensável para reger diversos sistemas do corpo humano, principalmente o sistema imunológico. E a atividade física é primordial neste sentido, pois esta acaba por fortalecer as atividades celulares e fazer uma relação orgânica entre o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico que auxiliam o corpo humano a ter vida e saúde.

Na célula existem moléculas como água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos, sendo que estes são formadas por átomos de hidrogênio (H), carbono (C), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Notamos assim, que a célula é uma verdadeira máquina, e que cada parte que a compõe é responsável por cumprir funções essenciais para a sobrevivência humana. A membrana plasmática é fundamental para a proteção e manutenção da célula, pois deve ser salientado que a permeabilidade das membranas decide quais substâncias entram e saem da célula, e estas substâncias são essenciais para a manutenção dos processos vitais das células ou para a síntese das moléculas; onde a carioteca protege o material genético (DNA) (JUNQUEIRA, et al, 2004).Sobre a proteína; ela é importante nos processos metabólicos celulares, e a sua síntese é responsável por sua distribuição celular. A respiração celular é feita pelo mitocôndrio e esta se perfaz na produção de energia, utilizada na realização das atividades vitais da célula. A mitose tem importância impar na manutenção dos tecidos, atuando no crescimento, renovação e regeneração destes (SOBOTTA, 1995).

É importante destacar que este tema merece atenção particular devido ao fato de que as células tem função primordial no corpo humano, pois são as partículas, que tem a função de se adequar as necessidades do corpo e podendo se transformar em células que compõem os tecidos.

Existem tipos de células, como as células-tronco (CT) que estão no centro de estudos na área de saúde devido ao alto grau de melhora que estas células podem trazer para diversas doenças, mas é importante salientar que embora estejam no ápice das tecnologias deste setor, prometendo fazer verdadeiros milagres na medicina, ainda é muito discutível a sua aplicação (SOBOTTA, 1995). O estudo das células tronco, embora existam muitas pessoas que veem com receios, é incentivado devido ao fato de que estas são importantes na luta contra problemas ocasionados no ser humano, e até problemas de cunho genético que antes não havia possibilidade alguma de tratamento. Um exemplo de doença que o tratamento de células tronco é viável é no trato de moléstias infectocontagiosas, doenças degenerativas e até no trato de problemas relacionados ao envelhecimento (TAKAHASHI, 2007).

Temos que salientar que o estudo da atividade celular com a atividade física não visa apenas proteger o corpo humano de doenças, mas pretende agir na prevenção, buscando a melhor maneira de controlar determinadas patologias e servindo como forma de aumentar a expectativa de vida das pessoas, trazendo maior qualidade de vida (QV) que é uma noção eminentemente humana e abrange muitos significados que refletem o grau de satisfação presente na vida da pessoa.

(BOWLING, BRAZIER, 1995) classificam o conceito qualidade de vida como um termo utilizado em duas vertentes: a primeira envolve a linguagem cotidiana, por pessoas da população em geral, políticos, jornalistas, gestores ligados às políticas públicas e profissionais de diversas áreas. Enquanto o segundo aborda o contexto da pesquisa científica, em diferentes áreas do saber, como educação, fisioterapia, sociologia, educação física, medicina, enfermagem, psicologia, e demais especialidades da saúde (PIERON, 2008).

Voltando a tratar da participação das células, observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com