TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LEVY DA SILVA CARVALHO - 8018299

Analise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física 

POLO - VITÓRIA DA CONQUISTA / BA
2016

LEVY DA SILVA CARVALHO - 8018299

 Analise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física

Trabalho apresentado a Professora Selma Bellusci como parte das exigências do Ciclo 3 da disciplina Biologia Humana do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distância.

POLO - VITÓRIA DA CONQUISTA / BA
2016

        Célula é a menor unidade de estruturação de um organismo vivo, a maioria delas é visível somente por microscópio. Cada célula pode ser considerada uma estrutura viva capaz de se reproduzir e viver indefinidamente, contanto que o meio em que reside tenha todos os nutrientes adequados. Para sobreviver a célula necessita também que uma série de sistemas funcionem bem. Além de definir as características de cada ser também são responsáveis pelas atividades orgânicas indispensáveis pela vida.

Simplificadamente, podemos descrever uma célula como a soma do núcleo e o citoplasma, separados por uma membrana nuclear. Na célula encontramos água (75% a 80% de concentração), proteínas (segunda substância mais abundante, 10% a 20%), íons, lipídeos (2% da massa celular), carboidratos (1% da massa celular).

Há seres constituídos de uma única célula, com sua estrutura denominada procariótica, e outros formados por um conjunto delas, com sua estrutura denominada eucariótica. O corpo humano, por exemplo, possui cerca de 10 trilhões dessas unidades.

Citoplasma é toda a extensão compreendida entre a membrana plasmática e o núcleo. É encontrado o citosol as organelas. O citosol preenche 70% da estrutura de toda célula, composto por 80% de água, sais e moléculas orgânicas. As organelas podem ser consideradas como “pequenos órgãos”, todas com membrana e cada uma tem uma ou algumas funções específicas na célula, trabalhando de maneira integrada. O núcleo é uma organela, dentro dele encontra-se o nucléolo.

As outras organelas são: Retículo endoplasmático rugoso, Retículo endoplasmático liso, Ribossomos, Vesículas, Complexo de Golgi, Citoesqueleto, Mitocôndria, Vacúolos, Lisossomos, Centríolo e Peroxissoma.

As células são os elementos estruturadores na formação dos tecidos que revestem o corpo humano e das paredes dos órgãos, diferentes tipos de células se organizam para isso.

São quatro tipos tecido: epitelial, conjuntivo (denso, frouxo, adiposo, ósseo, sanguíneo, etc), muscular (liso, esquelético e cardíaco) e nervoso.

O tecido epitelial reveste o corpo e várias cavidades, as células que o formam se agrupam em sobreposição em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas e formam algumas glândulas. Na pele humana o tecido epitelial é a camada externa (derme). Protege o organismo de ataques microbiológicos, evita o seu ressecamento, suaviza a ação de choques mecânicos, absorve as substâncias alimentares vindas dos tecidos conjuntivos adjacentes (epiderme), secreta substâncias e responsável pela sensibilidade.

No tecido conjuntivo as células são diversificadas e estão distanciadas entre si, realiza a união, ligação, nutrição, proteção e sustentação dos outros tecidos, desta forma estabelece e mantém a forma do corpo. São três os componentes básicos do tecido conjuntivo: células, matriz extracelular e fibras.

Os tecidos conjuntivos variam conforme seu tipo:

O Denso caracteriza-se pela intensa presença de fibras colágenas, por isso é bastante resistente, contudo a disposição dessas fibras pode torná-lo elástico ou pouco elástico, formam tendões ou aponeuroses e ligamentos (pouco elásticos com fibras paralelas entre si) e órgãos como o baço, fígado e testículos (elásticos com fibras entrelaçadas).

O Frouxo possui fibra colágena, fibra elástica e fibra reticulares na mesma proporção, está presente em quase todos os órgãos, as células desse tecido são diferenciadas de acordo a sua função, que determina também seu tamanho e forma. Há as que têm atividade metabólica constante, secretando e guardando proteínas, células desse tipo quando envelhecem permanecem na constituição do tecido e só voltam à atividade em caso de lesão para sintetizar novas fibras. Outras células cuidam da limpeza do tecido em caso de um agente infeccioso como uma bactéria, por exemplo, enquanto outras produzem anticorpos contra substâncias estranhas ao corpo, e tem as células que produzem anticoagulantes e substâncias que em contato com outras provocam alergias.

No Adiposo tem predominância das células adiposas, elas acumulam gotículas de lipídios em seu citoplasma, por isso ele serve como depósito de energia e isolante térmico, também modela a superfície do corpo e protege o organismo contra choques.

No Ósseo a matriz extracelular é calcificada, podendo ser chamada de matriz óssea e suas células são chamadas osteogênicas esse diferenciam de acordo com sua função, como transporte de pequenas moléculas e íons, sintetizar partes orgânicas, como o colágeno, mineralizar a matriz óssea ou a reestruturação óssea por conta do crescimento normal do organismo ou fratura. O Tecido ósseo tem a função importante de alojar e proteger a medula óssea, protege órgãos vitais, apoia os músculos esqueléticos e dá suporte as partes moles do corpo.

O Tecido sanguíneo é liquido, de cor vermelha e produzido na medula óssea, suas células são diversificadas e ficam imersas numa porção fluída, o plasma, que é a matriz extracelular, tem a função ou de defesa do organismo, ou de respiração celular, ou coagulação sanguínea.

O Muscular é o tecido contrátil, para isso depende de estímulos e utiliza a energia encontrada na ATP, nucleotídeos da Mitocôndria. Ao se contrair as células musculares alteram o seu comprimento e forma. As células do tecido muscular tem origem embrionária e se diferenciam por conta da síntese das proteínas, sua disposição e função. O tecido muscular do coração e de alguns órgãos contrai-se involuntariamente, pois suas atividades são continuas e indispensáveis para a sobrevivência do indivíduo, já o tecido esquelético é controlado à vontade do mesmo indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com