TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTO COMPLEMENTAR DE AVALIAÇÃO

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE VITÓRIA

Amanda de Oliveira Ferreira

INSTRUMENTO COMPLEMENTAR DE AVALIAÇÃO

Instrumento complementar de avaliação apresentado a disciplina de Metabolismo e Desenvolvimento Vegetal com pré-requisito para avaliação aos cuidados de Dr. Stéfano Zorzal de Almeida

VITÓRIA/ES

2017

Estudo Dirigido  

 

  1. O que é fisiologia vegetal? Conceitue processo e função.

R: A ciência que estuda os processos e funções dos vegetais, tais como qualquer sequência natural ou continua observada na planta e a atividade natural observada em qualquer parte da planta.

  1. Quais as 3 principais funções da água para a planta? Cite 3 exemplos para cada função.

      R: Na estrutura : Responsável por micromovimentos, é constituinte principal de citoplasma e permite o desenvolvimento de pressão de turgescência. No crescimento e Metabolismo: Estabelece uma situação de estresse, nutrientes e minerais são absorvidos na forma dissolvida e fase de alongamento celular depende da absorção de água. No transporte: Disseminação de sementes, esporos..., fertilização através dos gametas móveis e transporta substâncias.

  1. Cite 5 propriedades da água, explicando cada uma, e exemplificando sua relação com os vegetais.

       R:Incompressibilidade: Crescimento, Térmica, Elevado calor especifico: energia necessária para aumentar a temperatura de um substancia em uma quantidade especifica.  Calor latente de vaporização: energia necessária para separar moléculas da faze liquida para gasosa. Coesão, Aderência e alta tensão superficial: Influencia a estrutura e funções das macro- moléculas e membranas.

  1. Quais os 3 principais processos de movimento da água e qual a diferença entre eles?

     R: Fluxo em massa: Causado pela gravidade ou pressão, movimento do xilema através das paredes celulares. Difusão: Movimento ao acaso causado pela própria energia cinética da partícula. Osmose: Do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

  1. O que é o potencial hídrico (Ψw)? Ele pode ser dividido em quais componentes?

     R: É a energia livre para realizar um trabalho em um sistema aquoso, por mol de água. Poder ser dividido em: Potencial osmótico, Potencial de Pressão, Potencial Gravitacional e Potencial Mátrico.

  1. Descreva cada um dos componentes do Ψw e como cada um deles influencia o Ψw final.

R: Potencial Osmótico: Os solutos reduzem a energia livre do sistema, ou seja, reduz o potencial hídrico.

    Potencial de Pressão: Representa a pressão hidrostática que difere da atmosfera, Pressão positiva aumentas o potencial hídrico e pressão negativa reduz.

     Potencial Gravitacional: Influencia muito pouco, muitas vezes é desprezado, é significativo no movimento de água em árvores altas.

    Potencial Mátrico: Quando o solo ou substâncias insolúveis atraem as moléculas de água, reduz o potencial hídrico.

  1. Como se dá o controle osmótico de uma célula em um meio hipertônico, em um meio hipotônico e em um meio isotônico?

     R: Quando o meio é hipotônico, há diferença de pressão   osmótica  entre  os   meios   intra   e   extra- celular. À medida que a célula absorve água, distende a membrana celulósica, que passa a oferecer resistência à entrada de água. Ao mesmo tempo, a entrada de água na célula dilui o suco vacuolar, cuja pressão osmótica diminui. Em certo instante, a pressão de turgescência(PT) se iguala à pressão osmótica(PO), tornando a entrada e a saída de água proporcionais. Quando está em meio isotônico, a parede celular não oferece resistência à entrada de água, pois não está sendo distendida (PT = zero). Mas, como as concentrações de partículas dentro e fora da célula são iguais, a diferença de pressão de difusão é nula. Quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmática da parede celular. Como não há deformação da parede celular, ela não exerce pressão de turgescência.

  1. Descreva o processo de transpiração na folha e a sua importância para o vegetal.

R: Transpiração é o processo de perde água na forma de vapor, através dos estômatos presentes nas folhas, esse processo é importante, pois resfria as folhas, está ligado a fotossíntese, aumenta a velocidade do movimento da seiva e a absorção de nutrientes.

  1. Quais são os fatores ambientais que controlam a transpiração?

R: Temperatura, Vento e Umidade Relativa.

  1. Descreva os mecanismos de abertura e fechamento estomático, incluindo os principais fatores e os solutos envolvidos.

      R: Através da absorção da luz azul libera a entra de K e CL, na célula desencadeará a produção do Malato que ocasiona a abertura dos estômatos, através da fotossíntese ( luz vermelha) será produzido a sacarose e a liberação de água que aumenta o CO2 – ABA , onde o célula guarda perde água e diminui o turgor, fazendo assim o fechamento dos estômatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com