TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMC (Índice de Massa Corporal): Em busca de uma vida saudáve

Por:   •  13/9/2015  •  Seminário  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar

Humanidades:

IMC (Índice de Massa Corporal): Em busca de uma vida saudável

 Reyson Barros do Nascimento

                                                                                                                                        Orientador:Raimundo César                                                                                                                              

                                                                                                                    Disciplina:Cálculo

JUNHO/2012

INTRODUÇÃO

O IMC é regulamentado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e tem como objetivo analisar o percentual ou nível de gordura de cada indivíduo. Tem como método verificar se a pessoa está com o peso ideal.

Pode-se calcular o IMC da seguinte maneira:

Peso / Altura²(peso dividido pela altura ao quadrado).

Abaixo, a tabela regulamentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

[pic 2]

A tabela de IMC acima não é válida para menores de 16 anos, maiores de 60 anos, atletas, gestantes ou mães amamentando! Para essas pessoas existem tabelas mais detalhadas para cálculo do IMC.

Vale salientar que o índice de Massa Corpórea também possui suas limitações, como, por exemplo, no caso de atletas de alto nível que podem possuir um alto valor de IMC, mas não necessariamente serem pessoas gordas.

DESENVOLVIMENTO

Considerada a epidemia do século, a obesidade atinge um em cada dez adultos no mundo. No Brasil, metade da população está acima do peso, sendo que 3,5 milhões são obesos mórbidos. O Brasil já ocupa 19ª posição no ranking mundial da obesidade masculina e a 15ª  na feminina. O número de obesos no mundo praticamente dobrou nos últimos trinta anos.

Estudo divulgado pela revista médica The Lancet diz que a obesidade praticamente dobrou nos últimos trinta anos, afetando 500 milhões de adultos, sendo as mulheres as mais afetadas.
O excesso de peso é medido de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), que mede a relação entre o peso e a altura da pessoa. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, o recomendável é o IMC abaixo de 24 kg/m². O Brasil registra IMC de 25,8 entre os homens e de 26 entre as mulheres.

De acordo com o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde 2012”, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. “Hoje, 12% da população mundial é considerada obesa”, disse o diretor do departamento de estatísticas da OMS, Ties Boerma.

relatório 2012 mostra que no continente americano 26% dos adultos são obesos, sendo a região com maior incidência do problema. No extremo oposto está o Sudeste Asiático, com apenas 3% de obesos. Baseado em dados de 194 países, o departamento de estatísticas da OMS afirma que em todas as regiões do mundo a obesidade duplicou entre 1980 e 2008.

Os dados divulgados alertam, em síntese, para o aumento das doenças não contagiosas ligadas à obesidade: diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares. Elas representam 2/3 das mortes no mundo.

Protótipo (Software: KeepInShape)

Buscando obter uma vida saudável e uma dieta equilibrada no sentido de melhorar o condicionamento físico e mental das pessoas foi desenvolvido um software simples e bem dinâmico capaz de proporcionar a seus usuários conhecer os dois lados da moeda.

O programa pode identificar de acordo com o IMC quais tipos de problemas (físicos ou mentais) podem ser causados pela ausência de cuidados com alimentação. Por outro lado, o software também informará ao usuário o tratamento e os cuidados que devem ser tomados de acordo com a doença ou risco à saúde.

O sistema foi desenvolvido utilizando linguagem PHP (Personal Home Page) e HTML (Hyper Text Markup Language) não necessitando da Internet para acessá-lo.

Prints de Tela:

[pic 3]

Figura 1: Tela inicial para cálculo do IMC

[pic 4]

Figura 2: Mensagem de retorno ao usuário

[pic 5]

Figura 3: Mensagem de retorno ao usuário com os possíveis riscos à saúde.

[pic 6]

Figura 4: Informações sobre conceito e tratamento das doenças

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Grande parte da população, em geral, vem sofrendo muito com a questão da discriminação perante a forma física corporal. Nesse caso, é um outro ponto para refletir e tomar medidas paliativas para proteção do cidadão no que diz respeito a dignidade da pessoa humana quanto a sua aparência física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (644 Kb)   docx (530.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com