TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de massa corporal

Ensaio: Índice de massa corporal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Ensaio  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

Observe a figura, a seguir, em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC):

Fonte: <http://www.freeimages.com/photo/1159094> e <http://www.freeimages.com/photo/288013>. Acesso em: 7 jun. 2014

Assinale a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. O IMC mostrado nas figuras diz que os dois pacientes estão acima do peso e deveriam emagrecer.

b. O cálculo do IMC é um parâmetro para avaliação nutricional subjetivo, pois não leva em consideração a composição corporal dos pacientes. Correto

c. O IMC é um parâmetro bioquímico para avaliação do estado nutricional de pacientes.

d. O IMC não é um parâmetro muito utilizado para avaliar o estado nutricional de pacientes.

e. Pela classificação da OMS, os pacientes são classificados como eutróficos (normais).

Resposta correta: O cálculo do IMC é um parâmetro para avaliação nutricional subjetivo, pois não leva em consideração a composição corporal dos pacientes.

Comentário resposta correta: O Índice de Massa Corporal (IMC) é um parâmetro físico para a avaliação do estado nutricional de pacientes. Ele é rápido e eficaz como um parâmetro inicial, porém, para avaliar melhor o paciente, devemos realizar outras avaliações para verificar a composição do peso do paciente, o que o IMC não realiza.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Uma enfermeira realizou as avaliações iniciais de um paciente que acabou de ser internado em sua ala. Quando se dirigiu ao paciente, ela percebeu que a paciente apresentava os seguintes sinais físicos: petéquias (manchas vermelhas na pele), gengiva que sangrava com facilidade, muitos hematomas na pele e pelos encravados. Esse paciente pode estar com deficiência de qual nutriente?

Escolher uma resposta.

a. Ferro.

b. Vitamina C. Correto

c. Vitamina K.

d. Vitamina B.

e. Proteínas.

Resposta correta: Vitamina C.

Comentário resposta correta: Ao realizar o exame físico de um paciente, esses sinais de hematomas, sangramento fácil, manchas avermelhadas na pele são indícios de deficiência do consumo de vitamina C. O consumo de frutas cítricas, principalmente, deve ser incentivado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto a seguir:

A determinação da composição corporal tem grande importância na prática clínica e na avaliação de populações, devido, principalmente, à associação da gordura corporal com diversas alterações metabólicas. Vários estudos demonstram que a quantidade de tecido adiposo e sua distribuição estão associadas a elevados valores de pressão arterial, dislipidemias, com concentrações elevadas de triglicerídeos e reduzidas de colesterol de alta densidade (HDL), intolerância à glicose e resistência insulínica, os quais contribuem para a elevação do risco cardiovascular. Diante da influência da quantidade de gordura corporal no estado de saúde dos indivíduos, são necessários métodos capazes de avaliar, de forma precisa e confiável, a quantidade de gordura corporal em relação à massa corporal total.

Fonte: REZENDE, Fabiane Aparecida Canaan et al. Aplicabilidade de equações na avaliação da composição corporal da população brasileira.Rev. Nutr., Campinas, v. 19, n. 3, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jun. 2014.

Realizamos a estimativa de composição corporal de pacientes hospitalizados com as seguintes pregas:

Escolher uma resposta.

a. Bíceps, peitoral, abdominal e tríceps.

b. Subescapular, peitoral, tríceps e bíceps. Errado

c. Subescapular, suprailíaca, tríceps e bíceps.

d. Coxa, suprailíaca, bíceps e tríceps.

e. Coxa, suprailíaca, bíceps e peitoral.

Comentário sobre a resposta incorreta: Reveja a videoaula. Verifique onde essas pregas cutâneas são medidas e como realizar essa medição. Isso é fundamental para a realização das triagens de risco nutricional.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 4

Notas: 1

Avalie o paciente a seguir pela triagem nutricional NSR 2002:

Paciente P.I.F., 45 anos, mulher, peso de 60 kg, 1,65 m de altura, está com diagnóstico de úlcera estomacal e relata ter perdido 3 kg nos últimos 3 meses pela diminuição da alimentação após o diagnóstico. A paciente permanece internada para medicação para tratamento de sua dor, apresentando um estado clínico estável, porém ainda com muita dor. A paciente está aceitando 80% da dieta fornecida pelo hospital.

Assinale a alternativa correta em relação à conclusão da avaliação dessa paciente:

Escolher uma resposta.

a. A paciente não apresenta risco de desnutrição. Só foi preenchida a primeira parte da avaliação. Ela deverá ser reavaliada.

b. A paciente tem uma pontuação total de 4 pontos e está em risco nutricional. Deve ser indicada para terapia nutricional.

c. A paciente tem uma pontuação total de 2 pontos e está em risco nutricional. Deve ser indicada para terapia nutricional.

d. A paciente não apresenta risco de desnutrição. Só foi preenchida a primeira parte da avaliação. Não precisa ser realizada nenhuma outra avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com