TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMC Indice De Massa Corporal

Ensaios: IMC Indice De Massa Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Cálculo do IMC

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²

IMC = 60 ÷ 2,78

IMC = 21,5

Tabela IMC

Cálculo IMC Situação

Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal

Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!

Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)

Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I

Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II

40,0 e acima Obesidade grau III

obesidade

Caracterizada como o excesso de gordura corporal total em relação ao peso do corpo, está intimamente relacionada com fatores genéticos e maus hábitos alimentares na família. Na maioria das vezes, quando a criança possui sobrepeso desde pequena, é grande a probabilidade de que ela permaneça nesse estado em sua adolescência e na fase adulta.

O ponto principal que deve ser considerado é o estágio de sobrepeso ou obesidade que a criança está, a partir daí deve-se buscar atingir e manter o peso adequado para sua estatura. Ao mesmo tempo deve-se manter o crescimento e o desenvolvimento normal.

A inatividade tem papel fundamental no desenvolvimento da obesidade infantil, crianças que não se exercitam ou praticam esportes e permanecem grande parte de seu tempo em frente à televisão, vídeo game ou computador tem grande chance de desenvolver a obesidade. Nestes casos, quando a criança se alimenta ao praticar estas atividades sedentárias (televisão, vídeo game, computador) não percebe a quantidade de alimento que já ingeriu, comendo compulsivamente.

Para uma criança crescer e se desenvolver com saúde é fundamental possuir uma rotina ativa, com muita brincadeira, bicicleta, esportes, além de realizar as refeições em horários e locais adequados.

O mais importante é gerar hábitos saudáveis que envolvam toda a família, facilitando assim o envolvimento da criança e incentivando-a a uma alimentação adequada e a prática de exercícios.

É preciso ter em mente que as crianças não devem ser colocadas em dieta, mas que o objetivo da criança que tem excesso de peso ou obesidade deve ser a manutenção do peso, ou ainda um ganho progressivo que acompanhe seu crescimento.

Mesmo quando a criança atingir o peso adequado deve-se manter a rotina de atividades e o cuidado com a alimentação, pois, esses hábitos saudáveis contribuirão para toda a sua vida.

O que é:

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.

Causas da obesidade infantil

As causas da obesidade infantil podem ser:

• Sedentarismo;

• Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;

• Distúrbios hormonais (raro);

• Doenças genéticas (raro);

• Padrões comportamentais.

Riscos da obesidade infantil

Os riscos da obesidade infantil incluem:

• Obesidade mórbida;

• Doenças respiratórias;

• Doenças ortopédicas;

• Colesterol e triglicerídeos elevados;

• Hipertensão arterial e

• Diabetes tipo 2.

Tratamento para obesidade infantil

O tratamento para obesidade infantil pode ser feito através da prática orientada de atividade física e uma dieta hipocalórica orientada pelo nutricionista. É importante que a criança aprenda a comer os alimentos que são importantes para a saúde como os legumes, verduras e frutas e dê sempre preferência a estes. O médico poderá indicar ou não a toma de medicamentos para emagrecer.

Prevenção da obesidade infantil

A prevenção da obesidade infantil pode começar através da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, e introdução de bons hábitos alimentares, além disso é importante o estímulo ao exercícios e brincadeiras que gastam muita energia e o consumo de alimentos com baixo teor de gordura.

Fotos da obesidade infantil

A obesidade infantil é uma problema mundial que cresce a cada ano e que pode em parte ser explicado devido ao estilo de alimentação adotado pela família e pelo sedentarismo crescente.

Obesidade Infantil e na Adolescência

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com