TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indice De Massa Corporal

Trabalho Universitário: O Indice De Massa Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um parâmetro bastante utilizado para classificar o indivíduo de acordo com seu peso e altura. Seu uso é disseminado principalmente entre profissionais que trabalham com o corpo, como médicos, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza esse índice como indicador do nível de obesidade nos diferentes países.

O cálculo desse índice é bastante simples e, para utilizá-lo, basta saber o seu peso e a sua altura e inseri-los na fórmula. A fórmula dada é a seguinte:

___________________peso_(em quilogramas)___________________

altura x altura (em metros)

Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, para os quais se aplica classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corporea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 25.

O que fizemos em laboratório para descobrir o IMC ?

Balança Digital

Utilizamos uma balança digital para saber o peso ideal do individuo analisado a balança deve ser totalmente taradas (zeradas) ,A partir da balança totalmente zerada, pesamos o individuo com pouca roupa ou despido, sem sapatos, os pés devem permanece no centro da plataforma.

Antropômetro

Porém foi utilizado também um antropômetro para fazer uma avaliação de medidas externas do corpo ficando um método mais fácil e econômico, Utilizamos um medidor da balança de plataforma e também usamos uma fita métrica de aço flexível, um medidor fixo na parede constituído de um esquadro.

Colocar o individuo junto a superfície tocando partes do corpo (calcanhares, panturrilha, nádegas, costas, cabeças) . Os braços devem ficar estendidos ao longo do corpo, quem estiver analisando o paciente deverá segurar o queixo do paciente com a mão esquerda e com a direita manipular o esquadro da fita. Baixar delicadamente o esquadro até o topo do crânio comprimindo o cabelo e registrar em centímetros ou milímetros

Medidas Avaliadas

*Peso

*Altura ou comprimento

* Circunferência Braquial

* Pregas Cutâneas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com