TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infusões de Protozoários

Por:   •  25/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CAMPUS ANISIO TEIXEIRA

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE

BACHARELADO EM CIÊNCIAS BOLÓGICAS

Variação de ocorrência dos diferentes gêneros ao logo das semanas nas infusões

                                                           

        

Vitória da Conquista – BA  

ABRIL/2016


                              FILIPE BARROS MORAES

                             YURI RODRIGUES DA SILVA

   Variação de ocorrência dos diferentes gêneros ao longo das semanas nas infusões

            Relatório de Pesquisa apresentado como parte da avaliação do componente curricular IMSB99 – Origem, Diversidade e Evolução de Protoctista, do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia.

       Orientador: Prof.Dr. Márcio S. Borba

                                                             Vitória da Conquista – BA

Abril de 2016


INTRODUÇÃO

Os Protozoa são organismos eucariotos unicelulares, que não possuem um grau de especialização celular significante, mecanismos de adesão celular ou tecidos verdadeiros. (BRUSCA; 2007). Altamente diversificados quanto a aspectos morfológicos, nutricionais, reprodutivos, fisiológicos e hábitos variados. (LOURENÇO, 2013). Esse grupo inclui organismos como tecamebas, ciliádos, flagelados, algas macro e microscópicas.

 Vivem em meio aquático, podem viver isolados ou formando colônias apresentando modos variados de locomoção. Podem ser parasitoides, de vida livre ou comensais. (LOURENÇO,  2013).

Os planos corporais dos protozoários demonstram uma diversidade notável de forma, função e estratégias de sobrevivências, eles desempenham funções vitais utilizando somente as organelas encontradas nas típicas células eucariontes animais. (BRUSCA, 2007). Segundo Strorer, 2003:


“Os protozoários ocupam importante papel nas cadeias alimentares das comunidades naturais, servindo de alimento para outros organismos diminutos. De especial significação na economia de muitas comunidades, tanto em habitats terrestres úmidos quanto em ambientes aquáticos, são os protozoários saprófitas e que ingerem bactérias, fazendo uso de substâncias e organismos envolvidos na decomposição final das cadeias alimentares e, assim, fazendo recircular a matéria orgânica[...]”

Objetivos

Este trabalho teve como objetivo identificar os gêneros de organismos ocorrentes em infusões de amostras de plâncton da cidade de Andaraí-BA (Chapada Diamantina) para complementarmos o que aprendemos em aula expositiva sobre os protozoários:

Com analise das infusões objetivou-se:

  • Averiguar a densidade de organismos durante as semanas
  • Encontrar e identificar os protozoários
  • Visualizar os organismos, sua forma de vida, seus meios de locomoção e de reprodução
  • Observar a variação da densidade dos organismos ao longo das semanas

Materiais e métodos

Materias
-Microscópio opton 07
-Pipetas Pasteur
-Lâminas
-Lamínulas
-Gaze
-Etiquetas
-Bloco de anotações
-Alface
-Grãos de arroz
-Papel de filtro
-Elermeyer
-Elástico
-Lápis
-Água de amotras do pantanal de Marimbús / Andaraí-BA
-Papel alumínio

Método

Foram preparadas infusões com amostras de água do Pantanal de Marimbús / Andaraí-Ba, coletadas pelo grupo de pesquisa em limnologia da Uiversidade Federal da Bahia-Ims/Cat, para colocar as infusões foram usados Elermeyer tampados com gazes presos com elásticos para evitar o acesso de insetos às amostras.
Foram feitos três tipos de infusões, sem nutrientes extra – controle, com arroz e com alface; uma de cada com insidência de iluminação e sem insidência de iluminação, para bloquear a luz os elermeyers foram cobertos com papel alumínio, foram olhadas uma lâmina de vidro da superfície e uma do fundo de cada amostra durante sete semanas.
Os organismos encontrados  foram identificados com o auxílio de bibliografia adequada (KUDO, 1931); (KUDO, 1966); (CADIMA & BICUDO, 2013) e registrados em blocos de anotações. Após a identificação os dados de todas as semanas foram tabelados e colocados em gráficos dos diferentes tipos de infusões para observar a variação dos organismos no período de análise. É importante ressaltar que na 5° semana houve a introdução de mais nutrientes nas infusões, para averiguar a variação na densidade dos organismos.


Resultados

Foram identificados 13 gêneros de protozoários ao longo das observações. A maior densidade de táxons foi encontrada no Alface com iluminação e com menor densidade foi o Alface sem iluminação.  O gênero com menor representatividade foi Desmídia sp., com ocorrência em cinco dos tipos de infusões e o menos representativo foi Difflugia sp. com apenas uma ocorrência.

Tabela - Presença e ausência

Gênero

Controle Claro

Controle escuro

Arroz    claro

Arroz escuro

Alface claro

Alface escuro

Anisonema sp.

X

Bodo sp.

Criptomona sp.

X

X

Desmidia sp.

X

X

X

X

X

Difflugia sp.

X

Dileptus sp.

X

Euglena sp.

X

X

Euplotes sp.

X

X

X

X

Halteria sp.

X

Peranema sp.

X

Phacodinium sp.

X

X

Stylonychia sp.

X

X

Uronema sp.

X

X

Rotíferos

X

X

X

X

Cianobactérias

X

X

X

X

X

Diatomáceas

X

X

X

X

Legenda X: Presença de Microorganismos

Após a coleta dos dados foram feitos gráficos com a variação da ocorrência dos diferentes gêneros ao longo das semanas nas infusões: Controle claro, controle escuro, arroz claro, arroz escuro, alface claro e alface escuro. Nos gráficos abaixo caracterizamos o nível de ocorrência dos organismos com:
Legenda -
0 = Ausência, 1 = Ocorrência com baixa abundância, 2 = Ocorrência com alta abundância

Gráfico (1)[pic 2][pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (422.1 Kb)   docx (242.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com