TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentação Para o Ensino de Ciências.

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação CECIERJ – Vice Presidência de Educação Superior a Distância  

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 2a Avaliação a Distância 2016-1 Disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências  Profº. Waisenhowerk Vieira de Melo  

Nome:  Juliana Barbosa de Carvalho.

 Pólo:  Volta Redonda.

Matrícula: 13114020338.

1ª QUESTÃO  

Leia o texto “Jogos: desenvolvendo competências e habilidades”:

  1. Diga qual o objetivo do artigo. (2,0 pontos)

Resposta:

Mostrar que competências e habilidades quando comtempladas no processo dos jogos, dão uma dimensão além do entretenimento, sendo utilizado em situação específica de ensino-aprendizagem.

  1. Baseando-se no texto de Batista, Novaes e Farbiarz escreva uma definição para habilidade e outra para competência. (2,0 pontos)  

Resposta:

Competências são as modalidades estruturais da inteligência ou das ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejam conhecer.

Habilidades por sua vez decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber  fazer”. Por meio das ações e operações, as habilidades   aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando uma nova reorganização das competências.

  1. Na página 7 o autor esclarece porque o jogo contempla o eixo cognitivo IV da Matriz de Referências do ENEM. Baseando-se neste eixo descreva sucintamente uma atividade para ser desenvolvida na sala de aula de Ciências (não pode ser um jogo) que também o possa contemplar. Explique por quê. (2,0 pontos)  

Respostas:

Poderia ser usado debates entre equipes, onde os assuntos iriam sendo sorteados e discutidos entre eles para chegarem a um a resposta em conjunto, tendo um determinado tempo para isso.

Essa atividade os trariam a oportunidade de trabalharem em equipe, discutindo os assuntos e chegando a um argumento quando houvesse uma contra-resposta.

   

2ª QUESTÃO  

Leia o texto de HOERNIG e PEREIRA (2004) AS AULAS DE CIÊNCIAS INICIANDO PELA PRÁTICA: O QUE PENSAM OS ALUNOS que pode ser encontrado no link http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/102%20/94 ou na aba Exercícios e Complementos > Artigos. (4,0 ponto)  

  1. Liste os autores que  Hoernig e Pereira utilizaram para escrever a sua introdução. (1,0 ponto);

Resposta: Borges (1997), Bizzo (1998), Barbosa (2001), Miguens e Garret (1991), Piaget (1998) e Pereira (1993).

  1. Qual autor afirma que não é necessário ter laboratório com equipamentos especiais? (1,0 ponto);

Resposta: Borges (1997).

  1. Usando os resultados encontrados pelos autores faça um gráfico. OBS. O gráfico deve ter no mínimo TÍTULO e EIXOS (1,0 ponto);

Resposta:

[pic 1]

  1. Qual seria, segundo os autores, o tema transversal que melhor se adéqua para trabalhar Ciências iniciando com atividades práticas? (1,0 ponto).    

Resposta: Educação Ambiental.

REFERÊNCIAS:

Texto “Jogos: desenvolvendo competências e habilidades”.

Texto: AS AULAS DE CIÊNCIAS INICIANDO PELA PRÁTICA: O QUE PENSAM OS ALUNOS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com