TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kenzo Tange

Trabalho Escolar: Kenzo Tange. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 4

Estilo:

A marca registrada de das obras de Tange é o mix entre a cultura tradicional japonesa, que emprega os conceitos de estética oriental, e o uso de alta tecnologia.

Sua principal tendência era o modernismo, mas ainda utilizava conceitos funcionalistas e princípios da Bauhaus.

Após os anos 60, Tange inicia uma nova fase com as influências do estilo internacional, através de um cada vez maior abstracionismo formal, utilizando matérias como o betão e o vidro para criar atmosferas que, embora dotadas de expressividade plástica, pretendem fazer um maior uso das propriedades cênicas da luz, criando fortes contrastes entre zonas sombreadas e zonas iluminadas.

Análise da Obra:

Catedral de Santa Maria – Tóquio

1) Implantação e Localização:

Relação edifício/lote (topografia, história e características físicas do lugar/entorno, acessibilidade urbana), relação edifício/quadra (impacto da volumetria, relações da escala do edifício com o entorno, escala monumental ou cotidiana).

A Topografia do local da obra é plana, a catedral está localizada ao lado de uma estrada principal e fica “escondida” atrás de edifícios, ou seja, é rodeada de construções residenciais e industriais

A obra é de fácil acesso, sendo possível ir de carro ou ônibus.

A catedral se destaca como uma obra da modernidade combinada com tecnologia. Foi projetada para 2600 pessoas.

2) Volumetria:

Dinâmica/estática, homogênea/heterogênea, unificada/diversificada, isolada/integrada, simétrica/assimétrica: ornamentos, detalhes, aberturas, coberturas, paisagismo, proporção, simetria.

A volumetria da catedral é totalmente dinâmica, Tange se inspirou numa cruz, aonde cada “braço” chega a alcançar uma altura de 39,4 m. Alguns arquitetos declaram a catedral como simples e complexo no formato, lembrando a leveza de um pássaro e as asas.

Sendo uma obra heterogênea, a catedral é construída em estrutura de aço inoxidável mista com concreto armado e com vedações em vidro.

É uma obra integrada, pois se encontram no entre os edifícios residenciais e industriais da cidade.

Graças a uma estrutura de oito paredes curvas quase perpendiculares que formam uma grande cruz, podemos dizer que a obra não é simétrica e não possuí adornos e nem paisagismo, sendo este destinado ao estacionamento.

Há influência de algum estilo arquitetônico na obra? Justifique de forma singela.

Sim. Tange visitou vários modelos de catedrais góticas medievais, nas quais procurou as diretrizes que guiaram seu projeto (a altura das torres e a verticalidade).

3) Relação entre espaço interno e externo:

De continuidade ou descontinuidade, organizações da planta (circulação, experiência espacial do usuário, hierarquia e acessibilidade). Utilização da cor (monocromática/policromática). Dentro de hierarquia observar a relação entre interior e exterior e, se há espaços subordinados a outros principais.

A relação espaço interno e externo não é de continuidade porque a intenção é ao entrar na edificação você fixar toda a sua atenção para a mesma.

O interior em concreto aparente, com poucos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com