TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINHA DO TEMPO DA DESCOBERTA DA CÉLULA

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 7

(Montar uma linha do tempo na parede do fundo com as datas)

(Pegar pessoas da turma para simular as pessoas e dai eu e a Bruna somos uma espécie de narradoras contando a história)

UMA CÉLULA VEM DE OUTRA CÉLULA – AULA 8

Vamos fazer uma viagem na linha do tempo da descoberta da célula...

Primeiramente vamos dar um pulo lá no final do século XVI, quando começou a surgir a ciência moderna e que estava começando a desmitificação das teorias que eram regidas pela igreja até então. Um passo muito importante na descoberta e estudo das células foi o microscópio.

1595

DESCOBERTA DO MICROSCÓPIO – ZACHARIAS JANSEN

Então para começar, aqui temos nosso amigo Zacharias Jansen, que em 1595 criou o primeiro protótipo de microscópio de duas lentes. O crédito pela invenção do microscópio é dado a ele, mas como era muito jovem na época, é provável que seu pai, Hans Jansen que tenha criado. No entanto, era Zacharias, um cara muito dedicado e que ajudava seu pai, que montava os microscópios, distribuídos para a realeza europeia. No início, o instrumento era considerado um brinquedo, que possibilitava a observação de pequenos objetos.

(Pegar um canudo e simular o microscópio)

Agora em um pequeno avanço de tempo, já no século XVII e já passado algum tempo da descoberta desse primeiro microscópio, nosso amigo Hooke publicou seu livro “Micrographia” em 1665.

1665

PUBLICAÇÃO DO LIVRO MICROGRAPHIA DE ROBERT HOOKE

Nosso amigo aqui não tinha interesse biológico nas suas observações, ele só era mais curioso que a maioria, mas suas contribuições foram importantíssimas para o desenvolvimento da microscopia. Nessa sua obra ele publicou um total de 60 desenhos de materiais variados observados sob as lentes de um microscópio óptico construído por ele, seguidos de descrições minuciosas, tais como fios de seda, areia, lâmina de uma navalha, vidro, carvão, plantas, insetos, penas de aves, fósseis. Sobre sua mais famosa observação, a fina fatia de cortiça, que nos faz inclui-lo no recorte da Teoria Celular.

Hooke foi o pioneiro da observação e a criação do termo célula. A palavra célula vem do latim cellula, que significa cubículo ou cela e corresponderia à comparação feita por Hooke entre as pequenas cavidades visualizadas por ele e as celas ocupadas por monges em mosteiros. Com o conhecimento atual, esta analogia não faz sentido, uma vez que células não são simples cavidades, mas um conjunto de estruturas e substâncias diversas. Isto significa que o termo é impróprio para caracterizá-la, mas se manteve em uso.

(Simular o livro Micrographia)

Passados alguns anos, aconteceram mais alguns aperfeiçoamentos nos microscópios que permitiram maiores avanços nas descobertas sobre as células. Então no final do século XVII Antoni Van Leeuwenhoek melhorou os microscópios e descobriu diversas substâncias.

1673

APERFEIÇOAMENTO DO MICROSCOPIA - ANTONI VAN LEEUWENHOEK

Nosso amigo aqui Van Leeuwenhoek alcançou maior sucesso do que seus contemporâneos, desenvolvendo maneiras de fazer lentes superiores que tinham um poder de ampliação de 270x e podem ver objetos a milionésima parte de um metro. (Ele foi top)

Ele fez muitas descobertas biológicas utilizando seus microscópios, sendo o primeiro a ver e descrever bactérias, leveduras, plantas a vida repleta de uma gota de água, bem como a circulação de corpúsculos no sangue. Durante uma longa vida ele usou suas lentes para fazer estudos pioneiros em uma extraordinária variedade de coisas, tanto vivos e não vivos, e relatou suas descobertas em mais de cem cartas para a Sociedade Real da Inglaterra e da Academia Francesa.

No século XVIII e começo do século XIX (1740 – 1820), poucas descobertas foram feitas, somente alguns melhoramentos em relação aos microscópios e mais algumas descobertas sobre as células de outros pesquisadores, mas que não trouxeram uma grande mudança sobre o que já se conhecia.

Depois desse período sem novidades, eis que surge um cara top que já tinha feito outras descobertas em outras áreas. Nosso amigo Robert Brown que já havia descoberto o movimento aleatório das partículas e veio para somar no descobrimento sobre a célula.

1833

DESCOBRIMENTO DO NÚCLEO – ROBERT BROWN

Nosso amigo que já era um prodígio, estava estudando o processo de fecundação em orquídeas e percebeu que o grão de pólen tinha uma estrutura escura no seu interior que chamou a atenção pelo tamanho e forma arredondada. Logo, curioso, Brown começou observar outras plantas para ver se tinham essa mesma estrutura e concluiu que todas elas tinham um núcleo.

Ele descobriu então o núcleo das células vegetais, o que facilitou para os demais pesquisadores identificar por quais tipos de células uma planta era formada. Já nos animais a descoberta desse núcleo foi mais difícil, pois não era de fácil visualização nos microscópios e só se tornou melhor e mais definido com o desenvolvimento dos corantes que sabemos que existem especificamente para corar o núcleo da célula.

        A partir do descobrimento da célula e de algumas características o questionamento que começou foi de qual era o papel da célula no organismo. Assim tivemos alguns pesquisadores que com base na microscopia e em ideias filosóficas deram algumas explicações.

1846

DESCOBRIMENTO DO PROTOPLASMA

- Nosso colega Lorenz Oken disse que os organismos mais complexos seriam formados por colônias de infusórios e os mais simples seriam formados por um fluído indiferenciado semelhante ao muco.

- Nosso amigo Purkinje também incorporou essa ideia dos fluídos no interior da célula e passou a chamar a possível célula de protoplasma.

- E o alemão Hugo von Mohl também usou o termo protoplasma para descrever a substância transparente e semifluida do interior das células vegetais, diferenciando da parede e do núcleo celulares.

A partir dessas ideias, vários cientistas passaram a considerar que o protoplasma seria uma unidade estrutural e funcional dos diversos tipos de animais e plantas, dos mais simples até os mais complexos. Hoje sabemos que a unidade estrutural e funcional dos organismos na realidade é a célula.

(chamaram a nossa célula atual de protoplasma)

Com base em tudo que vimos até agora é visível o quanto microscopia desenvolveu-se rapidamente e, logo, já haviam sido estudados muitos tipos de plantas e de animais. A partir disso alguns pesquisadores começaram a lançar hipóteses de que os seres vivos eram formados por células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com