TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIXO ORGÂNICO: REAPROVEITAMENTO ATRAVÉS DA RECICLAGEM E COMPOSTAGEM

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA

 LIXO ORGÂNICO: REAPROVEITAMENTO ATRAVÉS DA RECICLAGEM E COMPOSTAGEM.

Projeto apresentado

á disciplina Educação Ambiental

para complementação de nota.

                                                                                                      Professora: Eliane Coelho

Itapecuru-Mirim/MA

2015

Eduardo Ruskynne

Emilene de Sousa Fernandes

Jeydson Nicacio

Maria Adriana Menezes

Maria da Graça Viana

Romario Costa

Terlãine Santos Serra

 LIXO ORGÂNICO: REAPROVEITAMENTO ATRAVÉS DA RECICLAGEM E COMPOSTAGEM.

Projeto apresentado

á disciplina Educação Ambiental

para complementação de nota.

Professora: Eliane Coelho

Itapecuru-Mirim/MA

2015

INTRODUÇÃO

O projeto apresenta um conjunto de idéias que vem demonstrar a sociedade os benefícios da reciclagem do lixo orgânico, através da compostagem, isto é, mostrar uma forma de reaproveitar o lixo e gerar benefícios como: reaproveitamento das sobras de alimentos, para transformar em adubo que pode ser utilizado em jardins e hortas.

        O lixo orgânico e todo resíduo vegetal ou animal. Entretanto trás muitos impactos ambientais como: contaminação do lençol freático, através do chorume que impede o desenvolvimento das plantas. Para minimizar os impactos que o lixo orgânico trás é preciso envolver a comunidade por meio de programas e preservação do meio ambiente.

Reciclagem é uma das maneiras mais eficazes para solucionar esse problema, diminuindo o número de resíduos, gera adubo orgânico ou composto, alem disso há economia de recurso. A reciclagem proporciona uma redução da demanda da matéria-prima e energia.

 A compostagem é o processo de transformação de matérias grosseiras como estrume resto de comida, palha de arroz e etc. é um processo de reciclagem de matéria orgânica que propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros sanitários e melhorando a estrutura do solo.

        O aproveitamento dos resíduos orgânicos domiciliares como adubo para a produção agrícola reduz a quantidade de resíduos depositados em lixões. O uso do fertilizante orgânico aumenta quantidade de nutrientes no solo, reduzindo o uso de fertilizantes químicos. Aumenta a capacidade das plantas na absorção de nutrientes (macro e micro), fornecendo substâncias que estimulam seu crescimento.

        Mantém mais estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH).

           Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.

Itapecuru-Mirim/ MA

2015

JUSTIFICATIVA

O lixo trás muitos benefícios a comunidade de maneira que pode ser reaproveitado.  A produção do lixo no meio ambiente é um fato que acontece pela própria condição humana, faz-se necessária então, a criação de programas de conscientização da comunidade para que as pessoas tenham uma visão diferente sobre o lixo.

No entanto, a sociedade passou a produzir um volume imensurável de lixo, hoje em dia o que causa muitos danos ambientais. Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, isto é, todo lixo originado do ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela própria natureza, porém pode ser reaproveitado para ser feito a compostagem que através dela é gerado o adubo orgânico que pode ser usado na agricultura.

Itapecuru-Mirim/ MA

2015

REFERENCIAL TEÓRICO

Durante muitos séculos, o lixo produzido pelo homem foi basicamente orgânico. Faz pouco tempo que a produção de lixo se ampliou e outros tipos de resíduos começaram a abarrotar as lixeiras. O plástico, por exemplo, só começou a ser produzido em escala industrial em meados do século XX. As estatísticas mostram que há uma relação entre o desenvolvimento econômico de um país e a porcentagem de lixo orgânico gerado por sua população. Em países pobres, o lixo orgânico predomina nas lixeiras. Já em países ricos, a porcentagem do material orgânico na composição do lixo cai acentuadamente. Isso não significa que pessoas de alta renda geram menos lixo orgânico, mas que o resíduo orgânico passa a se juntar com plástico, papel, metal, etc. Em outras palavras, quanto maior a renda da população, maior a produção de lixo. Para piorar, esse lixo se torna mais complexo e prejudicial ao ambiente.

Campos at AL (2007) afirmam que nos últimos anos a sociedade vem se preocupando com a preservação da qualidade de vida e do meio ambiente e, por isso, a gestão dos chamados Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tornou-se primordial. A geração dos chamados RSU se dá mediante o desenrolar das atividades econômicas dentro do modelo de industrialização baseado na exploração dos recursos naturais, ampliada pelo crescimento populacional e por uma cultura consumista. Assim, a sociedade acaba por gerar mais lixo do que consegue tratar.

        Silva, Santos e Bartoli (2008) explicam que os Resíduos Sólidos Urbanos normalmente tem como destino o “lixão”, aterros controlados, aterros sanitários e em menos escala destinados a usinas de compostagem e incineradores.

Segundo Fandini “Os resíduos gerados por aglomerações urbanas, processos produtivos e mesmo em estações de tratamento de esgoto são um grande problema, tanto pela quantidade quanto pela toxicidade de tais rejeitos. A solução para tal questão não depende apenas de atitudes governamentais ou decisões de empresas; deve ser fruto também do empenho de cada cidadão, que tem o poder de recusar produtos potencialmente impactantes, participar de organizações não-governamentais ou simplesmente segregar resíduos dentro de casa, facilitando assim processos de reciclagem. O conhecimento da questão do lixo é a única maneira de se iniciar um ciclo de decisões e atitudes que possam resultar em uma efetiva melhoria de nossa qualidade ambiental e de vida”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com