TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento da Mesofauna de Artrópodes de Serrapilheira no Fragmento Florestal da Universidade do Estado da Bahia – Campus II, Alagoinhas, Bahia.

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

Levantamento da Mesofauna de Artrópodes de Serrapilheira no Fragmento Florestal da Universidade do Estado da Bahia – Campus II, Alagoinhas, Bahia.

Santos, J.B.¹; Matos, M.R.B.²; Souza, M.T.¹.

¹ Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- Campus II – Alagoinhas, Bahia, Brasil.² Professora Doutora – Laboratório de Ecologia, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia – Campus II, Alagoinhas, Bahia, Brasil.

Abstract: A survey of arthropods mesofauna was conduct on the litter in a Dense Ambrophylous Forest fragment (stage in secondary recovery), located near the State University of Bahia. The richness and diversity were analyzed well as similarity between samples. The 108 found individuals were classified into nine orders, being Acari the commonest.

Keywords: arthropods, mesofauna, litter.

Resumo: Foi realizado um levantamento da mesofauna de artrópodes na serrapilheira de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa, em estágio de recuperação secundário, situado nas imediações da Universidade do Estado da Bahia. Foram analisadas a riqueza e diversidade, bem como a similaridade entre as amostras. Os 108 indivíduos encontrados foram classificados em 9 ordens, sendo Acari a mais frequente.

Palavras-chave: Artrópodes, Mesofauna, Serrapilheira.

1.Introdução

A serapilheira é composta por restos de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal, em diferentes estágios de decomposição que encontram - se como camada superficial de solos de ecossistemas terrestres (Begon et al., ,2007). Essa camada orgânica é considerada um dos componentes importantes na ciclagem de nutrientes em ecossistemas florestais tropicais. O acumulo de serapilheira depende de fatores como a produtividade primaria da comunidade vegetal e outras propriedades do meio ambiente e suas alterações, como por exemplo, o clima, tendo neste a pluviosidade como um dos principais componentes (Santos, 2000).

A serapilheira abriga uma enorme diversidade de artrópodes. O numero de artrópodes no solo e na serapilheira geralmente é cinco vezes maior do que o encontrado nas copas das árvores de uma floresta (May, 1990 apud Correia 2002). A fauna associada à serapilheira é classificada por tamanho em três grupos: microfauna, mesofauna e macrofauna (Swift et al., 979). Esta fauna exerce papel fundamental na fragmentação do material vegetal e na regulação indireta dos processos biológicos do solo, através de diferentes níveis de interações com os microrganismos. A composição e a estrutura das comunidades de artrópodes de serapilheira são influenciadas por condições ambientais como umidade, o tipo de formação vegetal, a massa e a profundidade da serapilheira e a diversidade de micro - habitats (Menezes et al., . 2002).

2.Materiais e Métodos

A presente pesquisa foi realizada na mata do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia – Campus II, situado no Município de Alagoinhas, Bahia (-12.180780°, -38.413027°);

Que se caracteriza por possuir uma vegetação nativa remanescente com uma formação arbórea arbustiva densa e uma mata ciliar abrigando em seu conjunto,

uma grande diversidade florística e faunística.

Foi estabelecido um ponto aleatório da borda da floresta de onde saiu um transecto linear em direção ao interior da mesma (ver figura 01). Definido o transecto, as amostras de serrapilheira foram retiradas de cinco pontos, equidistantes 5 metros, denominados de A, B, C, D, e E. A quantidade de amostra recolhida foi delimitada por um quadrado tubular de 45 cm de lado, com o auxílio de uma pá, sendo depositada em sacos plásticos e transportada para laboratório. Para a extração dos indivíduos, foi utilizada a técnica dos funis de Berlese- Tullgren.

Os animais extraídos pelo funil, foram triados com o auxilio de lupas, separados de acordo com a morfologia e então classificados por ordem. Determinou-se então a abundância, para cálculos de diversidade a partir do índice de Shannon-Weaver. A similaridade entre pontos de amostragem foi medida pelo índice de Jaccard. E ainda foram discutidos fatores de dominância e equitabilidade, objetivando caracterizar ou mesmo identificar o efeito de borda.

3.Resultados e Discussão

Nas cinco amostras coletadas e triadas, foram encontrados 108 indivíduos que posteriormente distribuídos em 9 ordens. As amostragens D e E foram as que apresentaram maior frequência de organismos capturados, enquanto a amostra B apresentou apenas 9 indivíduos (ver tabela 01).

Ordens:

Amostras:

A

B

C

D

E

Acari

12

1

1

17

10

Arachnida

1

0

0

1

2

Coleoptera

1

0

0

1

1

Diptera

4

1

2

0

0

Embioptera

s0

0

0

1

2

Hemiptera

0

0

1

0

0

Hymenoptera

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com