TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação De Fragmento Florestal E Cultivo De Urucuzeiros Através Do método De Parcelas

Monografias: Comparação De Fragmento Florestal E Cultivo De Urucuzeiros Através Do método De Parcelas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  351 Visualizações

Fragmentos florestais são áreas de vegetação natural, interrompidas por barreiras antrópicas ou naturais, capazes de reduzir significativamente: o fluxo de animais, pólen ou sementes. A borda, o tipo de vizinhança, o grau de isolamento, o tamanho e a forma dos fragmentos, são os principais fatores a serem considerados (Viana, 1993).

A expansão do uso da terra, que acompanha o crescimento da população humana, resulta na fragmentação dos habitats naturais, com a formação de fragmentos florestais de diferentes tamanhos e formas. Essas alterações podem resultar no isolamento de populações e até extinção de espécies, reduzindo a biodiversidade local em função, principalmente, da perda de habitats e de uma maior incidência de raios solares entre os fragmentos (Wilcox & Murphy, 1985).

Cultivo de Urucum: Urucum (Bixa orellana L.); Planta produtora do corante natural bixina; 2 a 9 m de altura; Largo emprego na arte-culinária como condimento e na indústria têxtil para colorir tecidos; Planta tipicamente tropical.O cultivo pode ser realizado em diferentes regimes climáticos, porém, tanto a temperatura como a precipitação pluviométrica, poderão tornar-se fatores limitantes ao bom desenvolvimento da cultura. O plantio deve coincidir com o início do período chuvoso.

Metodologia

“Constitui-se em estabelecer em campo ou laboratório pequenas unidades amostrais de tamanho conhecido que podem possuir as mais variadas formas como retângulo, quadrados ou círculos. A alocação das várias unidades permite a repetição da metodologia em uma grande comunidade, possibilitando uma representação adequada da diversidade local.” (GARCIA; FARIA, 2009).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com