TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demografia de palmito (Euterpe edulis Mart.) em um fragmento florestal de encosta no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, no município de Blumenau – SC, nos anos de 2006, 2014 e 2016.

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.349 Palavras (10 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo: Por ser uma espécie de alto valor econômico, as populações naturais de E. edulis sofreram e continuam sofrendo extremas ações antrópicas que acarretaram em sua diminuição e afetaram sua regeneração natural. Assim, se torna necessário compreender o comportamento de populações naturais remanescentes, para assim serem adotadas medidas eficazes de conservação e desenvolvimento de projetos de manejo sustentável. Neste trabalho, objetivamos verificar a demografia de E. edulis em um fragmento florestal localizado no Parque Natural Municipal “São Francisco de Assis”, no município de Blumenau, avaliando a dinâmica de regeneração entre os anos de 2006, 2014 e 2016. Notou-se uma queda no número de indivíduos em áreas mais declivosas somando-se os resultados dos três anos. Verificamos um aumento significativo da população de E. edulis no decorrer dos anos, especialmente para as classes iniciais de desenvolvimento, aliado a um alto número de indivíduos adultos que garantem perfeitas condições de regeneração natural da espécie. Todos os anos mostraram um padrão de “J” reverso, indicando a capacidade de regeneração da população.

Palavras chave: Euterpe edulis. Demografia. Regeneração natural. Blumenau. Conservação. Palmito. Ecologia vegetal.

Abstract: Euterpe edulis it is a specie with high economical value, because of this they suffered and still suffer extreme antropic actions that have led to their decrease and affected their natural regeneration. Therefore, the knowledge about behavior of remaining natural populations is required so that measures of conservation and development of sustainable menagement projects can be taken. In this work, we verified the demography of E. edulis in a forest fragment located in the Municipal Natural Park "São Francisco de Assis", in the county of Blumenau/SC, verifying the dynamics of regeneration between the years of 2006, 2014 and 2016. Addin the results of the three years, a decrease of individuals were observed in areas with more slope. We

verified a significant increase in the population of E. Edulis over the years, especially for the early developmental classes, coupled with a high number of adult individuals that guarantee perfect conditions of natural regeneration of the specie. All years showed a reverse “J” pattern, indicating the regeneration capacity of this population.

Key words: Euterpe edulis. Demography. Natural regeneration. Blumenau. Conservation. Palm. Vegetal ecology.

INTRODUÇÃO

O Euterpe edulis Mart., conhecido popularmente como palmito juçara ou palmiteiro, é uma palmeira pertencente à família Arecaceae, comumente encontrada na Mata Atlântica. Tal espécie vegetal possui ocorrência natural desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, além de haver registros para os estados de Pernambuco, Alagoas, Goiás e Mato Grosso do Sul (FRANCISMAR et al., 2002). O E. edulis é uma palmeira fina, com altura entre 10 a 15 metros, com caule tipo estipe reto e cilíndrico, possuindo um tufo denso de folhas grandes. As folhas são alternas, compostas, pinadas, providas de grandes bainhas verdes, desenvolvidas e imbricadas que protegem o meristema apical, frutos com fino pericarpo carnoso com coloração roxa (REITZ et al., 1983).

Por ser uma espécie de alto valor econômico, as populações naturais de E. edulis sofreram extremas ações antrópicas que acarretaram em sua diminuição e afetaram/impossibilitaram sua regeneração natural (ILLENSEER e PAULILO, 2002). Com tamanha exploração do palmiteiro e fragmentação de habitats foram implantadas restrições legais à retirada desta espécie. Porém ainda é grande a ocorrência de cortes clandestinos devido à falta de fiscalização e de incentivo a um manejo adequado (GALETTI & FERNANDEZ, 1998).

Além de seu valor econômico, o Euterpe edulis se destaca por sua extrema importância ecológica, pois diversas espécies animais e vegetais dependem de interações realizadas com

esta espécie (MELITO et al., 2014). Com base nisso, o decréscimo da população de E. edulis também pode causar impacto em populações de outras espécies, principalmente animais que se alimentam de seus frutos e mudas, tais como aves, roedores e grandes mamíferos (FRANCISMAR et al., 2002).

Mesmo possuindo extrema importância para os ecossistemas em que estão inseridos, a extração de Euterpe edulis encontra-se cada vez mais acentuada, portanto, se torna necessário compreender o comportamento das populações naturais remanescentes, para assim serem adotadas medidas eficazes de conservação e desenvolvimento de projetos de manejo sustentável (MARCOS & MATOS, 2003).

Compreender os aspectos e estruturas de populações naturais de espécies vegetais, tais como densidade, padrão de dispersão e proporção de indivíduos em cada classe ontogenética, ajuda a elucidar suas interações com o ambiente no momento atual, além de diagnosticar perturbações passadas e possibilitar fazer inferências acerca do futuro das populações em estudo (NASCIMENTO et al., 2016). Assim, análises acerca da estrutura da vegetação corroboram para elaborar deduções relativas ao dinamismo e às tendências de desenvolvimento da floresta (GHODDOSI et al., 2007).

Neste sentido, objetivou-se analisar os aspectos demográficos de E. edulis em um fragmento florestal no Parque Natural Municipal “São Francisco de Assis”, no município de Blumenau – SC, classificando os indivíduos amostrados nas classes ontogenéticas e verificando a dinâmica de regeneração natural do palmiteiro na localidade com base nos dados coletados do ano de 2016 e com os dados retrospectivos dos anos de 2006 e 2014.

METODOLOGIA

Área de estudo

A área de estudo localiza-se dentro das delimitações do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis (aproximadamente 26º55’S e 49º05’W; variando entre 35 a 135m de

altitude), localizado no município de Blumenau – SC, com área de 23 ha, a área é caracterizada por Floresta Ombrófila Densa (GHODDOSI et al., 2007). O clima é caracterizado por Cfa – temperado úmido de verão quente, de acordo com a classificação de Köppen (SEREBRENICK, 1958). O solo é do tipo argissolo vermelho-amarelo (EMBRAPA, 1999).

Procedimentos de amostragem

Os dados do ano de 2016 foram provenientes de um levantamento demográfico que realizados com amostragem de dez parcelas de 5 m × 50 m, totalizando 2500 m2, as parcelas foram subdivididas em faixas de 5m x 5m para a melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com