TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – CAMPUS FLORESTAL

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – CAMPUS FLORESTAL 

Titulo: Jogos e brincadeiras africanos nas aulas de educação física: construindo uma identidade cultural negra positiva em crianças negras e não negras

Autor (es): Fabiano Maranhão; Luiz Gonçalves; Denise Aparecida

Este estudo busca a formação de uma identidade cultural negra positiva em todas as crianças sejam elas negras ou não. Diante das grandes e diversas desigualdades sociais e descriminações raciais existentes no Brasil, observa-se a existência de um reflexo destas no contexto da escola. Uma ponte para levar essa identidade cultural negra positiva até as crianças seria a educação física através dos jogos e brincadeiras africanas.

O Brasil torna-se um país não africano com a maior população negra do mundo. Atualmente os negros que são compostos por pardos e brancos, representam 45% da população brasileira.

No entanto, a maior parte desses indivíduos possuem poucas chances de se realizar economicamente e socialmente. As profundas desigualdades entre negros e brancos se configura em uma sociedade competitiva e de classes. Devido ás dificuldades de escolarização da população negra e os problemas enfrentados pela pobreza. Observa-se que determinadas características como condição social, cor da pele, tipo do cabelo, vestimenta, determinam o lugar social dos indivíduos na sociedade brasileira.

De acordo com a resolução 01/2004 do conselho nacional de Educação/Conselho pleno, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Assim sendo esse estudo contribuinte para a aplicação de tais diretrizes no ensino fundamental, necessariamente nas aulas de Educação Física.

Dentro da área de Educação Física nas escolas é vistas poucas produções que levam a uma educação que contribui para a diminuição do racismo. Mesmo quando são relacionados a pratica corporal de raiz africana como a capoeira, são mostrados apenas movimentos repetitivos sem significância e sem importância que não servem para a aquisição de conhecimentos da identidade cultural negra.

Os jogos em si possuem muitas contribuições para o desenvolvimento do individuo, especialmente para as crianças desenvolverem o raciocínio, desenvolverem o ponto de vista social, emocional e cognitivo, e até para a libertação ou adestramento do corpo.

Em um primeiro momento foi feito uma pesquisa sobre jogos e brincadeiras de origem africana. Em um segundo momento buscou investigar quais as possíveis contribuições de uma intervenção com esses jogos e brincadeiras junto com um grupo de alunos de uma 3º série do ensino fundamental de escola estadual, em busca de uma identidade cultural negra positiva em todas as crianças, sendo elas negras ou não.

A primeira fase foi realizado um levantamento de jogos, brincadeiras, danças, cantos e contos a partir da vivencia deles, ou de outros matérias. Conseguiram os livros ‘’Jogos de Moçambique’’ (PRISMA; TEMBE; EDMUNDO, 1992) e ‘’Contos Africanos’’ (FERAUD,1997), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa.

Na segunda fase, foi feita uma intervenção através de dez aulas com o grupo de alunos. Foram utilizados matérias: lousa, giz, vídeo, tv, mapa mundo, mapa do continente africano, folhas de papel, instrumentos musicais africanos. Todas as aulas foram desenvolvidas nos espações escolares, quadra, pátio, sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com