TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levedura

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

A levedura é um microorganismo que possui muitas características que são favoráveis à produção de Etanol. É uma excelente alternativa pois se trata de um processo unicamente biotecnológico, entretanto existem algumas situações que podem perturbar a eficiência da S., uma dessas situações é a contaminação por meio de bactérias, estas bactérias são agentes nocivos ao desempenho da produção de Etanol, de modo que quando ocorre tal contaminação, a produtividade cai drasticamente. Em uma tentativa de tentar solucionar esses agentes destruidores, iniciou-se há muitos anos, um teste para fabricar uma levedura que viesse da mesma linhagem, com todas as suas características necessárias para a obtenção do Etanol, mas que conseguissem trazer em sua estrutura física algum mecanismo de defesa contra a ação das bactérias contaminadoras do processo, o mecanismo estabelecido foi a capacidade de produzir e lançar para o meio de fermentação uma substância bactericida, sendo esse bactericida produzido pela própria levedura.

Alguns trabalhos realizados com enzimas que possuem ação contra as bactérias, por exemplo a lisozima, esta enzima tem como característica a inibição do crescimento de bactérias contaminantes da fermentação para transformação do açúcar em álcool. Além de os expelimentos possuem 100% de estabilidade, essas enzimas podem ser purificadas, elas ficam no sobrenadante isso é o que torna a purificação possível, após essa etapa de torna-las puras elas podem ser usadas para conservação de alimentos e na produção de medicamentos.

A maior parcela do lixo é composta por dejetos plásticos, os plásticos são materiais de difícil decomposição, esse período de decomposição poderia ser de centenas de anos. Uma solução para reduzir o despejo de plásticos no meio-ambiente é a produção de biopolímeros, estes materiais são completamente biodegradáveis, isso eliminaria o problema da contaminação por meio dos plásticos convencionais, que são de origem petroquímica, os biopolímeros podem substituir esses derivados do petróleo com grande facilidade e com grandes vantagens, trazendo maneiras de redução de lixo urbano e industrial.

Os biopolímeros também são obtidos por meio de processos químicos, são produzidos por micróbios. O principal fator que age contra a substituição dos plásticos convencionais por biopolímeros é o custo, pois os custos para a fabricação dos plásticos convencionais são extremamente mais barato, por essa razão é necessário buscar a otimização do processo de produção dos biopolímeros, investindo em pesquisas para a descoberta de formas mais baratas e de fabricação e que, ao mesmo tempo, atendam às necessidades da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com