TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fermentacao por leveduras

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Uberaba-Uniube

Curso de Ciências Biológicas

Luciene Ribeiro

João Batista Carneiro de Souza

Jean Carlos Gonçalves Pereira

Relatório de Bioquímica

A Fermentação Produzida por leveduras

São João Evangelista-2015

Luciene Ribeiro

João Batista Carneiro de Souza

Jean Carlos Gonçalves de Souza

Relatório de Bioquímica

A Fermentação Produzida por Leveduras

São João Evangelista-2015

Introdução

    Os processos de fermentação fazem parte da vida do planeta e estão presentes no cotidiano dos seres humanos. A fermentação é um processo anaeróbio de síntese de ATP sem o envolvimento da cadeia respiratória, etapa característica do processo respiração celular. No processo aqui tratado, o aceptor final de hidrogênios é um composto orgânico e por este motivo constitui um metabolismo contrastante com a Respiração Celular, em que os elétrons são doados a aceptores de elétrons exógenos, como o oxigênio, em uma cadeia transportadora de elétrons. Dessa forma, trata-se de um mecanismo muito importante na obtenção de

 energia em condições anaeróbicas, uma vez que nestes casos não há o processo fosforilação oxidativa para manter a produção de ATP.

     A fermentação é um tipo de reação química realizada pela ação de micro-organismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico.

   A fermentação é um processo de obtenção de energia utilizado por algumas bactérias, onde elas transformam glicose em etanol e CO2.

 Desenvolvimento  

Para essa experiência foram utilizados alguns materiais:

1 Recipiente para aquecer a água;

2 garrafas PET 300 ml;

200 ml de água morna;

2 colheres de sopa de açúcar comum;

2 bexigas;

30 g de fermento biológico;

Fita adesiva;

Caneta;

Funil;

     Os resultados obtidos através dessa experiência, na solução que continha água morna, açúcar e fermento biológico, constatou-se uma mudança de coloração, forte cheiro de álcool, formação de espuma enquanto a mistura se desenvolvia a bexiga foi enchendo aos poucos.

    Na solução da garrafa indicando controle que continha água morna e fermento biológico, não houve alteração de cor, cheiro, nem de volume, pois a solução não tinha glicose necessária para realizar a fermentação, com isso a bexiga continuo do mesmo jeito.

O açúcar serviu de fonte de energia, enquanto a água morna possibilita um ambiente estimulante para crescimento das leveduras e o fermento biológico na presença de condições ideais, temperatura, nutrientes, realizam o processo de fermentação, a qual libera gás carbônico através da quebra de cadeias de glicose, possibilitando o crescimento e o metabolismo das leveduras.

Conclusão

   Na natureza as bactérias decompõem matérias orgânica transformando em energia através da fermentação. Em nossas casas para a fermentação de bolos e pães. Na escala industrial, tanto para a produção de bebidas fermentadas, quanto vários tipos de alimento, e principalmente para a fabricação do etanol de cana-de-açúcar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com