TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limitações de distância

Seminário: Limitações de distância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Seminário  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

Os fios de cobre têm muito espaço para transmitir mais do que suas conversas telefônicas: eles são capazes de manipular uma largura de banda ou faixa de freqüência muito maior do que a necessária para a voz. A tecnologia DSL explora essa "capacidade extra" para transmitir informações no fio sem perturbar a capacidade da linha para transmitir conversações. O plano todo se baseia na utilização de freqüências particulares para tarefas específicas.

A voz humana, em tons de conversação normal, pode ser transmitida em uma faixa de freqüência de 0 a 3.400 Hertz Essa faixa de freqüência é minúscula. Por exemplo, compare isso com a faixa da maioria dos alto-falantes estéreos, que cobrem aproximadamente de 20 a 20 mil Hertz. E os próprios fios têm o potencial de manipular freqüências de até vários milhões de Hertz na maioria dos casos.

Ao limitar as freqüências transmitidas pelas linhas, o sistema telefônico pode empacotar muitos fios em um espaço muito pequeno sem se preocupar com a interferência entre as linhas. Os modernos equipamentos que enviam dados digitais em vez de analógicos podem aproveitar com segurança essa capacidade muito maior da linha telefônica. A DSL faz exatamente isso.

Limitações de distância

A ADSL é uma tecnologia sensível à distância: à medida que o comprimento da conexão aumenta, a qualidade do sinal e a velocidade da conexão diminuem. O limite para o serviço ADSL é de 5.460 metros, apesar de, por motivos de velocidade e qualidade, muitos provedores de ADSL terem estabelecido um limite menor para as distâncias do serviço. A tecnologia ADSL pode proporcionar velocidades para baixar dados (da Internet ao cliente) máximas de até 8 megabits por segundo (Mbps) à distância de cerca de 1.820 metros e velocidades para enviar dados (do cliente para a Internet) de até 640 quilobits por segundo (Kbps).

Você pode questionar: se a distância é uma limitação para a DSL, por que não é também uma limitação para as chamadas telefônicas de voz? A resposta está nos pequenos amplificadores, chamados bobinas de carga, que a companhia telefônica usa para intensificar os sinais de voz. Infelizmente essas bobinas de carga são incompatíveis com os sinais ADSL; assim, uma bobina de voz na malha entre seu telefone e a central de operação da companhia telefônica o impedirá de receber ADSL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com