TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes: Diego Canabarro e Suellen Huve

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO

Respostas:

Questão 1:

O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é essencial para apoiar o processo de decisão de marketing, fornecendo informações importantes para o gestor, pois contribui com a melhoria do processo de tomada de decisão em marketing, reduzindo o grau de incerteza e o risco de erros nas escolhas dos gestores. O SIM é constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos, ele tem o potencial para responder a questões de forma confiável e sistemática e determinar a qualidade da tomada da decisão. Alguns benefícios que o sistema de informação oferece para a empresa são: valor agregado aos produtos, maior segurança, melhor serviço, vantagens competitivas, menos erros, maior precisão, produtos de melhor qualidade, maior eficiência, maior produtividade e mais oportunidades.

Questão 2:

O Marketing deve levar em conta, a paixão, o sentimento do cliente, o vínculo que estabelece com uma marca/produto que apesar de ser difícil mensurar influência de forma direta sobre a preferência do consumidor.

Questão 3:

A variável na qual a Coca Cola foi vulnerável, foi no momento em que sua pesquisa considerou e focou unicamente na reação dos consumidores ao sabor, não se detendo também em explorar os sentimentos dos participantes da pesquisa.

Questão 4:

A empresa deveria ter tomado o cuidado de contemplar durante a pesquisa os dados intangíveis/imensuráveis, como a marca/nome, história, embalagem, sua herança cultural e sua imagem perante ao mercado, que para muitos era tratada como um símbolo americano. O significado simbólico da Coca Cola provou ser mais importante para muitos consumidores do que seu próprio sabor.

Questão 5:

A New Coke seria o “Edsel dos anos 80”, que foi um modelo de carro lançado em 1957 e não atendeu às altas expectativas, e encalhou. O carro, que tinha uma projeção de vendas de 200 mil por ano, saiu de linha em 1960 vendendo 2.800 unidades.  O lançamento da Crystal Pepsi sabor cola sem cafeína e uma coloração transparente teve o mesmo destino. Em poucas semanas, não estava mais sendo vendido e fabricado. Foram extensões de marcas renomadas como Ford e Pepsi, na qual não deram certo.

Questão 6:

A extensão da marca é um método estratégico que a empresa adota para facilitar a entrada de novos produtos, novas categorias. Assim, transferindo a credibilidade da marca inicial para o novo. Este exemplo da Cherry Coke, foi um caso que não deu muito certo.

Questão 7:

As empresas adotam a estratégia de extensão com o objetivo de facilitar a entrada em novas categorias, uma vez que construir uma marca forte é um processo demorado e caro. Assim, o novo produto chega ao mercado com o aval de uma grife já reconhecida pelo público. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que a marca transfere sua credibilidade para a nova categoria em que está atuando, também sai revitalizada pelo novo produto.

Questão 8:

Com certeza não. O próprio texto sobre a Coca-Cola nos mostra que não basta somente focar na essência do produto. É preciso levar em conta o sentimento que o consumidor fiel tem pelo produto, é preciso considerar dados intangíveis.

Questão 9:

Com certeza sim! Qualquer empresa pode fazer pesquisa de mercado, pois há pesquisas de mercado que são extremamente baratas, dos mais variados matizes e formatos.

Questão 10:

Para os consumidores, a Coca-Cola original não era somente o sabor original, mas sim os laços emocionais que os mesmos criaram com o velho sabor. Eles  não queriam abandonar a velha com Coca e substituí-la por uma nova versão, e esse tipo de sentimento exposto por seus consumidores foram difíceis de mensurar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com