TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROSCOPIA E A DESCOBERTA DAS CÉLULAS

Por:   •  16/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS

1º ANO MATUTINO

ANA VITÓRIA NOGUEIRA BRITO

IASMIM GONÇALVES HENRIQUES

MICROSCOPIA E A DESCOBERTA DAS CÉLULAS

           

PAU DOS FERROS-RN

2016

ANA VITÓRIA NOGUEIRA BRITO

IASMIM GONÇALVES HENRIQUES

         

MICROSCOPIA E A DESCOBERTA DAS CÉLULAS

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Biologia I como parte da avaliação referente ao bimestre.

Professor (a): Louise Amorim

PAU DOS FERROS-RN

2016

Sumário

1 A DESCOBERTA DAS CÉLULAS E DA MICROSCOPIA        

2 DESENVOLVIMENTO DA MICROSCOPIA        

3 ORIGEM DO TERMO CÉLULA        

4 IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA        

5 MICROSCÓPICO SIMPLES        

6 MICROSCÓPIO COMPOSTO        

Referências        



1 A DESCOBERTA DAS CÉLULAS E DA MICROSCOPIA

Há cerca de 400 anos atrás, um novo mundo foi revelado à humanidade: o mundo da microscopia. A invenção do microscópio possibilitou a descoberta das células e deu origem a um novo campo de investigação científica, a Citologia (do grego Kytos, célula, e logos, estudo).

 Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por dois holandeses fabricantes de óculos, Zacharias Janssen e seu pai, Hans Janssen. Eles chegaram à conclusão de que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Porém, não há registros de que os Janssen tenham usado sua invenção com propósito científico.

2 DESENVOLVIMENTO DA MICROSCOPIA

Um holandês chamado Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), foi o pioneiro em aplicar a microscopia no estudo da natureza, anotando minuciosamente suas observações. Leeuwenhoek desenvolveu microscópios simples, assim chamados por conter apenas uma lente, os quais observou água estagnada, sangue e esperma, descobrindo nesses materiais, respectivamente, microrganismos, hemácias e espermatozoides.

Tomando conhecimento de tais descobertas, cientistas ingleses ficaram motivados e atribuíram a Robert Hooke, a tarefa de construir um microscópio mais poderoso em relação aos de Leeuwenhoek. Hooke desenvolveu um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, semelhante ao invento dos Janssen. Por conter duas lentes, esse aparelho foi chamado de microscópio composto.

3 ORIGEM DO TERMO CÉLULA

No ano de 1663, Robert Hooke apresentou seu microscópio aos cientistas londrino; o material selecionado para a observação microscópica foi uma planta de musgo. Na semana seguinte, em um novo encontro, ele mostrou aos cientistas finas fatias de cortiça, um material que demonstrou ser constituído por cavidades microscópicas; ele comparou essas cavidades aos quartos (celas) de um convento, denominando-as células (em inglês, cells). O termo “célula” deriva do latim cellula, diminutivo de cella, que significa pequeno compartimento.

Hooke deu sequência a seus estudos microscópicos e adquiriu material suficiente para produzir um livro sobre o assunto, intitulado Micrographia. Ao observar partes vivas de plantas, ele e outros pesquisadores perceberam a presença de células semelhantes às da cortiça, com a diferença que o espaço interno das células vivas eram preenchidos por um material gelatinoso. Nos anos seguintes o termo “célula” passou a denominar também o conteúdo dessas “caixinhas” microscópicas que formam o corpo das plantas.

Vários pesquisadores observaram que os animais também aparentavam ser constituídos por bolsas microscópicas de aparência gelatinosa, cujo conteúdo parecia corresponder ao das caixinhas microscópicas presentes nas plantas; com isso, essas bolsas também foram chamadas de células.

4 IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA

A microscopia é um processo essencial de toda a biologia moderna-contemporânea, sendo encarregado por algumas das mais importantes descobertas em relação a vida, como é o exemplo da célula e de toda sua estrutura e funcionamento. Através do microscópio foi possível estudar os seres unicelulares e pluricelulares invisíveis a olho nu que incluem bactérias e protistas que tem influência direta na maioria das doenças hoje conhecidas. O microscópio também viabilizou o estudo dos vírus, estruturas consideradas não "vivas" e que também são agentes causadores de diversos tipos de doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com