TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MKT - MARKETING CRM

Pesquisas Acadêmicas: MKT - MARKETING CRM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  5.818 Palavras (24 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 24

Como fidelizar cliente em potencial?

FERRAMENTAS VISUAIS P ARA ESTRATEGISTAS COCRIAçÃO 17 COLABORADORES

Design Clarissa Biolchini

Coordenação Marcelo Pimenta

Edição de Textos Maria Augusta Orofino

FERRAMENTAS VISUAIS P ARA ESTRATEGISTAS

COCRIADORES

Renato Nobre

Cristofer Lima Eduardo Antony Eduardo Strang Érico Scorpioni Flavio Peralta Francisco Albuquerque George Maeda Márcia Marcia Matos Renato Cecchettini Takayoshi Imasato Vera Lessa Wagner Lima

Bonecos Flammarion Vieira Márcia Maria de Matos

Forma de citação desta Obra BIOLCHINI, Clarissa, PIMENTA, Marcelo e OROFINO, Maria Augusta et al. São Paulo, 2012. Disponível em <www.bmgenbrasil.com> Licença Creative Commons.

Atribuição - Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelo autor Uso Não-Comercial : Você não pode utilizar esta obra para fins comerciais. Não a Obras Derivadas : Você não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

Marcelo Pimenta

Muito já se escreveu que uma imagem vale mais do que mil palavras. E confesso que sempre acreditei muito nesta ideia. Desde os primeiros passos no curso de Comunica– ção Social esse casamento entre o texto e a imagem me fascinou – tanto que minha monografia, na graduação, foi para buscar entender os motivos da diagramação de um suplemento jovem ter elementos gráficos diferenciados do jornal diário.

Os anos foram passando e as imagens continuaram ganhando força na minha vida através das artes visuais, do cinema, da arquitetura, dos layouts, das interfaces mediadas por tecnologia.

Quando, já nos anos 90, chegou as minhas mãos o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes “caiu a ficha”. Naquele momento acreditei que Stephen R. Covey “tinha conseguido”. De uma forma inteligente unir conteúdo altamente relevante com esquemas visuais - fazendo com que textos e imagens se complementassem, facilitando a expressão das ideias com clareza e uma riqueza inédita (pelo menos para mim).

Nos anos 2000 a mixagem de design + arte + tipografia + edição digital fez com que essas linguagens fossem se costurando, chegando aos infográficos que hoje se tornaram febre nas mídias sociais. O livro The Back of the Napkin, de Dan Roam, chega em 2008 sendo o pioneiro a defender que representações visuais, mesmo rabiscadas no verso do guardanapo, podem funcionar melhor que argumentos e tabelas.

Em sala de aula, em maio de 2012, durante o Curso de Inovação em Modelos de Negócios, realizado no CIC da ESPM/SP (experiência maravilhosa orquestrada pelos amigos Maria Augusta Orofino – a Guta– e Renato Nobre) durante uma prototipação com massinhas de modelar com a designer Clarissa Biolchini, tirei uma foto publicada no Instagram, veio o insight: por que não usar os bonecos criados na classe como personagens de um livro? Por que não reunir ferramentas e técnicas consagradas em um e-book útil para inspirar estrategistas?

Por que não propor um desafio colaborativo para esse grupo doido por testar modelos de negócios inovadores em grupo?

Como vocês poderão ver nas próximas páginas, o insight virou um projeto: a meta foi fazer uma publicação em quatro meses – desde a ideia inicial (maio/12) – até o lançamento em setembro de 2012.

Foi (vem sendo) uma experiência maravilhosa de aprendizado constante. Colocar em prática esses conceitos de beta, de experimentação, de prototipação, de cocriação, muitas vezes é mais difícil na realidade do que nos livros. Mas valeu (está valendo) a experiência.

Trabalhando à distância, via Skype, Google Docs, email e impulsionados por um final de semana mais que chuvoso eu e Clarissa ficamos “imersos” no Rio de Janeiro e definimos o escopo desta versão beta (ou será alfa?). Essa é a nossa humilde contribuição e esforço criativo para inspirar estrategistas na modelagem de inovações.

Importante esclarecer que esta edição não pretende ser definitiva; muito pelo contrário. É o primeiro passo de uma aventura em construção.

Uma demonstração de que sonho não tem tamanho quando se tem determinação, afinco e time. E que é possível fazer de um insight uma realidade.

Talvez esse livro fique nesta primeira edição. Talvez ele cresça, talvez novas pessoas venham a se interessar e a se incorporar e contribuir para que ele se torne mais robusto e relevante. Dependerá do fluxo dessas interações. Elegemos o blog BMGen Brasil (www.bmgenbrasil.com) como local para continuarmos esta conversa, dentro do espírito de cocriação que está na origem do projeto. E convidamos você a nos visitar lá para saber a repercussão e os próximos passos dessas Ferramentas Visuais para Estrategistas. Boa leitura.E que os desenhos a seguir inspirem você a inovar. Sempre!

PS: Se ao manusear este livro você teve algum insight, inspiração ou contribuiu de alguma forma em alguma inovação, por favor, compartilhe sua experiência conosco. Esperamos você em www.bmgenbrasil.com

Para construir visão de longo prazo Canvas ...................................................................................................... 10 BSC / Balanced Scorecard ..................................................................... 12 Design thinking ...................................................................................... 14 Oceano Azul ........................................................................................... 16 Cinco Forças de Porter .......................................................................... 18 Cauda Longa ........................................................................................... 20

Para tomar decisões Matriz BCG .......................................................................................... 24 Diagrama de Pareto ou Curva ABC .................................................... 26 Atravessando o abismo .......................................................................... 28 Matriz SWOT ........................................................................................ 30 Pirâmide de Maslow ( Hierarquia de Necessidades) .......................... 32

Para fazer acontecer Checklist 5W2H ................................................................................... 36 Matriz de Gerenciamento do Tempo ...................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com