TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eventos (Atividade Extra)

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Atividade Extra

Período - 2016/1º

Disciplina: Eventos

Nome:

Matrícula:

 Pólo: Macaé                              

Com base nos vídeos (links abaixo) e com seu conhecimento na disciplina, discorra acerca das diferentes dinâmicas e interfaces dos megaeventos esportivos (impactos sociais, econômicos, etc. - positivos e negativos) para as cidades que os recebem. De modo a elencar diferentes conceitos estudados na disciplina, aponte sua visão crítica sobre a atual conjuntura da cidade do Rio de Janeiro, pós realização da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 e diante da futura realização dos Jogos Olímpicos de 2016 (10 Pontos – Mínimo de 40 linhas).

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=S7mxAGqQ64Y

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=KxPlHIqUfkc

Resposta:

Os megaeventos esportivos são de muita importância  para o país onde os mesmos ocorrem, em particular para as cidades sedes, pois harmonizam um aumento na economia local e uma maior receptação de financiamentos e investimentos. Porém, é necessário que se tenha uma boa infraestrutura, organização, planejamento e relatório para que o evento ocorra e atinja seus objetivos.

Podemos destacar como momentos positivos a promoção do destino e desenvolvimento do turismo local, o crescimento do período de permanência do turista, o proveito para o setor, a ampliação da renda de impostos, aquisição em infraestrutura na região, desenvolvimento da qualidade dos locais de hospedagem, o favorecimento nos negócios, a atividade comercial, o crescimento  de vagas de emprego para execução do evento e a promoção da cidade na paisagem global.

Em contrapeso temos os impactos negativos, dentre os quais podemos destacar: a oposição da população ao turismo, exploração, gestão financeira ruim causando perdas, preços agravados, custos de oportunidades, desigualdade sócio econômica, criminalização, agravo na reputação do destino, perda de autenticidade, entre outros.

Podemos trazer como exemplo a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, que ocorreu no Estado do Rio de Janeiro. Esse evento foi de grande importância para o Brasil e em particular para as cidades sede, sendo necessário ocorrer um processo de transformação no Estado do Rio.

Um dos fundamentais impactos negativos na cidade foram os despejos e as retiradas de moradores de comunidades pobres, (sem indenização em dinheiro ou outra moradia) para dar lugar ao setor imobiliário, transformando e deixando o espaço menos acessível aos desfavorecidos e beneficiando certos interesses econômicos. Ressaltando também que foram gastos 32 bilhões de reais para a construção de estádios, que com o fim da copa estão totalmente sem utilidade, além de obras incompletas.

As aquisições feitas nas cidades sedes são focalizadas em áreas nobres da cidade e não nas zonas carentes, onde o crime e a violência são habituais na vida dos moradores locais, considerando-se maiores impactos negativos. Diversas partes da cidade foram desfalcadas com tijolos para tampar as entradas de algumas favelas, ou seja, além dos moradores da localidade sofrerem com a insegurança, falta de saneamento básico e violência, ainda é o retrato da exceção urbana que o governo tentou ocultar dos turistas no período da Copa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (340.8 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com