TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquete

Resenha: Maquete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

Maquetes são representações tridimensionais reais, visível de todos os ângulos, em escala exata ou aproximada, com funções, objetivos, materiais, acabamentos e características as mais variadas. Segundo a enciclopédia digital Wikipédia :

Maquete (em francês), maqueta, ou modelo é uma representação em escala de grandes estruturas.

Ou seja, é qualquer representação realista podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. Podem também ser representações virtuais, como nos desenhos assistidos por computador (vulgo CAD Computer Assisted Design), quando então recebem a denominação específica de maquete eletrônica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maquete

Pessoas utilizam estas representações quando necessitam da realização física concreta no espaço de alguma ideia ou alguma noção prévia surgida da imaginação, com possibilidades ou não de alteração e com o fim essencial de auto-esclarecimento ou comunicação com terceiros. A compreensão e entendimento fica mais fácil do que a forma expressa apenas em desenhos ou outros meios.

Podemo dizer também que as maquetes são criadas quando é necessária uma réplica de um edifício ou local para demonstrar a aparência e o layout do que ela representa. Fazer uma maquete requer o mesmo processo que a criação de qualquer outro modelo, projeta-se o modelo, escolhe-se uma escala e, em seguida, constrói-se o modelo com os materiais escolhidos. Se for bem feita, a maquete traz vida ao seu projeto sem os custos de construção da estrutura real, o que difere na relação de protótipos.

Os Protótipos são mais utilizados na esfera do desenho industrial, demonstram em escala natural (1:1) mecanismos e funcionamento, ou forma, volume, peso e ergonomia, fazendo uso fiel dos materiais que serão utilizados no produto final. Significam literalmente "o primeiro de um tipo". No início da era industrial, o protótipo era o produto feito pelo mestre, que depois deveria ser produzido em série. Hoje em dia, significa a representação de um produto que eventualmente será industrializado, após testes de aceitação e de entendimento do conceito pelo público, testes ergonômicos, testes físicos de materiais e de riscos para redução de falhas e acidentes, testes de resolução de problemas específicos no desenvolvimento do produto, testes de fabricação e montagem e testes de mercado.

De qualquer modo, todos eles, maquetes, modelos, e protótipos, devem evidenciar metodologia, planejamento, e habilidade técnica nas escolhas da linguagem, da escala, do grau de detalhamento, dos materiais, das técnicas construtivas, das cores, das texturas, da solução ergonômica, das dimensões e outras características físicas, dos componentes sensoriais, do nível de mecanização e assim por diante. Isso tudo em função de um entendimento conceitual, estético e funcional, bem como do grau de envolvimento do observador-participante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com