TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  481 Visualizações

A preocupação com a conservação do meio ambiente está se tornando uma constante nos últimos tempos. Vários movimentos estão pressionando as organizações e os governantes para tornarem as regulamentações cada vez mais rígidas, exigindo das empresas uma postura ambiental correta. Com isso o produto que possui o ISO 14000 (ou qualquer outro de sua família) é visto de outra maneira, pois ele possui um diferencial competitivo, e isso mostra à sociedade que a empresa é comprometida com as questões ambientais. A ISO 14000 já se tornou um passaporte para a exportação de produtos para a Europa.

A família de normas ambientais tem como eixo central a norma ISO 14001, que estabelece os requisitos necessários para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). E tem como objetivo conduzir a organização dentro de um SGA certificável, estruturado e integrado à atividade geral de gestão, especificando os requisitos que deve apresentar e que sejam aplicáveis a qualquer tipo e tamanho de organização.

IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

A partir da década de 90 o ambiente de negócios se mostrou bastante instável e turbulento, tendo a necessidade da existência de mudanças bastante drásticas no processo econômico e produtivo mundial, com foco nas empresas industriais.

Acontecimentos como transformações na economia internacional e globalização da produção e do consumo têm sido acompanhados de outras mudanças como, por exemplo, um crescente grau de exigência dos consumidores, que, por meio de seu poder de compra, buscam variedade de produtos, demonstrando a sua preocupação pela qualidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com