TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Relatório de pesquisa: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Hoje em dia temos mais de bilhões de pessoas e cada dia que passa os números vai aumentando , Falar de sustentabilidade hoje, significa analisar o cruzamento entre as variáveis físicas (ambientais, infraestruturais e urbanísticas), sociais (econômicas, culturais e existenciais), ecológicas (ecológica mental, ecologia social, ecologia do meio ambiente) e as questões relativas à segurança do cidadão desde a perspectiva das problemáticas do sujeito. Portanto, trata-se de um conjunto de variáveis, todas elas interconectadas demandando por esta razão uma série de ações coordenadas.

Nas atuais condições do planeta, sustentabilidade implica ao mesmo tempo rever noções tais como “desenvolvimento”, “modernização”, “mercado mundial” e "bens de consumo" . Por este motivo, não é uma questão apenas de “relação com a natureza” mas principalmente de manejo inteligente tanto dos recursos naturais quanto dos "recursos humanos", envolvendo uma compreensão do território na sua condição ético-produtiva, estreitamente ligada à noção de sociedade.Sustentabilidade, assim, implica uma abordagem que incluiu tanto a performance energética a partir de uma cartografia climática, quanto a avaliação das consequências econômicas e socioculturais do uso sustentável dos recursos, envolvendo a noção de desenvolvimento durável. Hoje é necessário decretar uma verdadeira estratégia global no que se refere à redefinição da relação homem-ambiente.Mas o ideal de um desenvolvimento durável não se define somente sobre o terreno do meio ambiente. Esta noção demanda uma reflexão em torno de valores sociais e culturais, inevitavelmente colocados em questão pelas mutações tecnológicas e pelo desenvolvimento capitalista na sua fase atual.

Nas últimas décadas, obrigados pelas manifestações físicas negativas das transformações humanas operadas sobre a superfície do planeta têm sido obrigados a estender à noção de ecossistemas a outra escala. Claramente, a uma escala planetária, já que hoje nosso ecossistemas é o planeta, afetado pelo efeito multiplicador de ações isoladas desenvolvidas sem levar em conta sua interatividade.Desde o ponto de vista da responsabilidade meio ambiental, a arquitetura e o urbanismo, enquanto trabalho social, devem estar dirigidos à integração dos objetos no contexto, ao melhoramento da qualidade de vida dos usuários desde o ponto de vista do conforto térmico, e a incidir na redução da demanda de energia convencional bem como no aproveitamento de fontes energéticas alternativas. Portanto, o design arquitetônico e urbanístico contemporâneo deve ser o campo de gestão e produção de objetos e espaços fundamentados nos princípios do bioclimatismo, com uma expressão formal-tecnológica adequada a cada contexto. A ecologia neste sentido, é aqui entendida não como uma finalidade senão como um meio inteligente de lidar com os recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com