TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Artigo: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Iniciamos o Projeto Reciclagem do Óleo de cozinha usado, fazendo uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Através desse estudo descobrimos que a palavra, contaminação, provém do latim polluere, que significa sujar, porém, o termo poluição adquiriu sentido, mais condizente ao sentido ecológico, de alteração das características do ambiente aquático.

Segundo Murgel (1996), existem dois tipos de poluição. Um deles, as substâncias poluidoras, não necessariamente nocivas, pois são aproveitadas como alimento pelos seres aquáticos. No outro, são introduzidas substâncias nocivas, tóxicas ou patogênicas, transmitidas diretamente aos peixes ou a quem beba a água, causando mortes ou doenças.

Os óleos vegetais, embora muitas pessoas desconheçam, são outros grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta. Estes estão presentes na grande maioria dos lares brasileiros, em alguns servem como tempero, outros para frituras. E nas duas situações, normalmente, seu fim é o ralo da cozinha ou o cesto de lixo.

Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água, ou seja, são insolúveis, podendo ser de origem animal ou vegetal. Sua composição química inclui triglicerídeos, que são formados a partir da condensação entre glicerol e ácidos graxos. A diferença entre óleo e gordura se dá, pelo seu estado físico.

O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, danifica o encanamento, polui córregos, riachos, rios e o solo. Este material interfere também na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e o fluxo da água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água o que impede a vida neste meio.

A poluição do solo ocorre, quando o óleo, que vai para os lixões ou que vem com a água dos rios, se acumula nas margens, impermeabilizando o solo e impedindo que a água se infiltre.

Estimativas indicam que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de um milhão de litros de água. Esta poluição faz encarecer o tratamento da água em até 45%, além, de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo, ao desembocar no mar, gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

Existem medidas preventivas, que fazem parte de uma política de proteção da qualidade da água, dentre estas, o reaproveitamento do óleo, em forma de biodiesel.

O biodiesel é um biocombustível 100% renovável e alternativo ao diesel derivado do petróleo. O uso do biodiesel evita o lançamento dos óleos usados diretamente na natureza.

O biodiesel ainda confere outras vantagens, como evitar uma parte do lançamento de enxofre na atmosfera (substância presente no diesel comum, e que compõem a chuva ácida) e diminuir os índices de emissão de dióxido de carbono, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com