TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Ensaios: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Colaborativa

A Atividade Colaborativa, que deve ser elaborada em grupo, é realizada a partir das leituras e análises sugeridas, além das interações realizadas em sala de aula.

O objetivo é estimulá-l@ a resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento.

Responda às etapas em cada aula-tema e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao professor-orientador.

Dúvidas? Entre em contato com seu professor-orientador ou confira as Orientações sobre Avaliação e Frequência, no ícone "Orientações".

Bom trabalho!

Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional – ecossistemas

As atividades colaborativas compõem um desafio e devem ser desenvolvidas em equipe ao longo do semestre. São conduzidas pelo professor orientador e tem como objetivo promover a troca de ideias e a construção do conhecimento, de forma que cada participante contribua efetivamente na elaboração de um projeto.

Forme um grupo com a quantidade de estudantes indicada por seu professor orientador. Organize os encontros para estudo, tire dúvidas com seu professor orientador, troque ideias, faça leituras e pesquisas e desenvolva as atividades propostas.

Lembre-se de que, numa equipe de trabalho, é fundamental que haja:

• compartilhamento de informações com o objetivo de se obter um desempenho e resultado coletivo;

• responsabilidade individual e de todos os integrantes do grupo;

• habilidades de um integrante que se complementam com as de outro.

Aproveite a oportunidade para dar a sua contribuição para construir o conhecimento coletivamente.

Bom estudo!

O desafio

Com base nas informações discutidas no livro-texto e nas demais atividades da disciplina de RSMA, e consultando a seção Recursos (ao final desta atividade), convidamos você e seu grupo a elaborar um projeto de sustentabilidade.

Este desafio é importante na construção de novas dimensões para seu desenvolvimento pessoal e profissional e para obter uma visão aprofundada e ampla das necessidades não somente do mundo dos negócios, mas da sociedade na atualidade e suas perspectivas futuras.

Para a realização deste projeto, você e seus colegas receberão o enunciado de atividade em cada aula-tema. O projeto em grupo deverá ser desenvolvido ao longo de todo o semestre. Cada aula-tema terá uma tarefa para ser desenvolvida em grupo (atividade colaborativa) que, juntas, vão compor o projeto, o qual será avaliado em dois momentos: as atividades colaborativas das aulas-temas 01, 02, 03 e 04 deverão ser entregues para formar parte da nota do primeiro bimestre; e, por fim, na aula-tema 07 o projeto deverá ser entregue completo para o professor orientador do seu grupo, na unidade da Anhanguera em que vocês estudam.

O que é um projeto de sustentabilidade

Tudo o que fazemos na vida é decorrência de um projeto. A partir do momento em que pensamos em gozar de férias, já começamos a elaborar um projeto sobre o que poderemos fazer nesse período. Então, um projeto é um planejamento. Na iminência de terminarem as férias e retornarmos às aulas na faculdade, começamos a planejar o que vamos fazer em seguida. Da mesma forma, todas as atividades humanas são decorrentes de um projeto ou de um planejamento. Projeto é "um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo" (ISO 10.006). Uma vez que planejamos, nosso desejo é que aquilo que planejamos realmente aconteça e nos traga bons resultados. Assim, podemos pensar que todo projeto e, consequentemente, as ações que vão acontecer em decorrência devem ter como princípio a sustentabilidade. Esse é um conceito sistêmico que envolve as dimensões econômica, social e ambiental da atividade humana, de forma que favoreça o desenvolvimento da sociedade com preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, para que tanto a geração presente como a futura satisfaçam as suas necessidades. Isso quer dizer que toda ação humana deve ser economicamente viável, socialmente justa e igualitária, além de ambientalmente correta. Deve haver um equilíbrio entre estas três dimensões: econômica, social e ambiental.

Para a sobrevivência humana no planeta Terra, precisamos ser empreendedores da sustentabilidade, isto é, agentes de mudança, mostrando nossas competências (dentro e fora do ambiente profissional) para identificar problemas, dificuldades ou mesmo curiosidades, transformando-os em novas oportunidades, apresentando soluções inovadoras.

Por isso, convidamos você e seu grupo a desenvolver um projeto de sustentabilidade. Poderá ser um projeto social ou ambiental destinado à sociedade ou para uma empresa pública ou privada.

Siga os seguintes passos para a atividade desta aula.

Passo 1: Discuta com seus colegas e identifique um problema ou uma dificuldade que necessite de uma solução do ponto de vista social ou ambiental. Por exemplo:

Exemplo 1: Uma cidade foi atingida por fortes enchentes e várias escolas foram destruídas. Muitos estudantes dessas escolas poderão ficar prejudicados e perder o ano letivo. Além disso, devido aos deslizamentos de terra em áreas encostas, muitas famílias perderam suas casas, que foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com