TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mensagem Subliminar

Dissertações: Mensagem Subliminar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

PROPAGANDA SUBLIMINAR

A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a mais. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou Propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual.

Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamos-a como se tivéssemos sido hipnotizados. Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores.

Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.

INTRODUÇÃO

O que você acharia se logo após ver um filme no cinema, sentisse uma vontade irresistível de tomar Coca-Cola?

a) nada, afinal você é viciado em Coca-Cola mesmo;

b) coincidência;

c) algo no filme o levou a fazer isso.

Bem, se escolheu a letra c é porque, no mínimo, você já deve ter ouvido falar nas chamadas mensagens subliminares. Há quem diga que são pura invenção ou coisa de lunáticos, mas também tem quem estude o assunto a sério, inclusive no Brasil.

Mensagens subliminares são informações transmitidas de uma forma dissimulada, ou seja, sem que o leitor/telespectador/ouvinte perceba a nível consciente.

Voltemos ao exemplo da Coca-Cola, que aconteceu de verdade em 1956, num cinema de Nova Jersey, EUA. Jim Vicary, dono da Subliminal Projection Company, usou um taquiscocópio (espécie de projetor de slides de alta velocidade) para projetar, a cada 5 segundos, sobre o filme "Picnic" ("Férias de Amor”), a frase "Drink Coke" ("Beba Coca- Cola").

Detalhe: a velocidade em que a frase aparecia na tela era de 1/3000 de segundo, cada vez. Resultado? Aumentaram em 57,7% as vendas da bebida no intervalo entre as sessões. Ou seja as pessoas foram induzidas a comprar o produto sem nem perceberem.

Segundo os estudiosos, este foi o 1° registro histórico de uso de subliminares entre os meios de comunicação de massa. De lá para cá, muita coisa se fez, em diferentes veículos, seja com efeitos benéficos - para fins didáticos ou terapêuticos -, seja de consequências assustadoras e imprevisíveis.

A TECNOLOGIA E A PROGADANDA SUBLIMINAR

Entre os anos 1980 e 1990 foi a vez dos computadores. Grandes empresas chegaram a colocar vírus nos micros que faziam piscar na tela frases como "trabalhe mais rápido", a fim de aumentar a produtividade dos empregados. Uma rede de 81 supermercados em quatro Estados dos EUA conseguiu reduzir em 30% o índice de furtos após instalar som ambiente com as frases 'sou honesto' e 'roubar é errado', transmitidas subliminarmente.

Para a Internet, já existe um software produzido pela Macromedia, o Flash 4.0, considerado o programa de animação mais popular do ano 2000 entre os webmasters.

Segundo pesquisas, o software permite a inserção de quadros coloridos cuja leitura-varredura na tela atinge urna velocidade de 30 imagens por segundo. Assim, entre os 30 quadros, apenas um vem com gif animado contendo a mensagem subliminar, que fica "invisível" aos olhos da consciência.

Websites, homepages ou CD Roms podem veicular subliminares numa velocidade de 300 ou 400 quadros por segundo, tornando o trabalho de rastreamento quase impossível. Isso da segurança aos web designers interessados em veicular mensagens antiéticas ou ate criminosas (incitar o preconceito racial ou religioso, pedofilia, violência, etc...).

FUNCIONAMENTO

Já se comprovou, numa tese de doutorado em Psicologia Experimental, que a projeção de mensagens em alta velocidade produz reações fisiológicas. O PhD Brian Key explica que, fisiologicamente, o olho humano tem as células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica (a chamada visão de fundo), e as chamadas cones, que constituem o nosso foco de visão consciente, ou fóvea.

Assim, as frases e imagens que você esta lendo neste exato momento são percebidas por seus cones, enquanto que os subliminares seriam rastreados apenas pelos bastonetes do seu olho. E como o principio da figura-fundo, descrito pela Gestalt.

No caso da audição, o raciocínio é o mesmo. O fundo musical, que da o clima do anúncio publicitário ou do filme de tenor, é subliminar enquanto o espectador estiver focalizando, atento, a fala e os gestos do ator-personagem.

Um exemplo impressionante do poder dos subliminares no som é o de um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet pelo compositor Zé Rodrix. O ritmo melódico vinha em ciclo de 72 batidas por minuto, reproduzindo, portanto, o das batidas do nosso coração. O que isso provocava subliminarmente no ouvinte? Para o pesquisador Calazans, memórias inconscientes do ritmo cardíaco da mãe o amamentando.

A propaganda persuadia, dessa forma, o telespectador a amar o automóvel-mamãe, sentindo- se protegido nele. Fazendo o consumidor regredir a um estagio psicológico infantil, o jingle o chantageia emocionalmente a comprar, criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a faze-lo sentir-se culpado por não poder compra-lo".

SEM LEI

Nenhuma lei proíbe a propaganda subliminar no Brasil. termo nem sequer é citado na legislação especifica. Apenas o artigo 20 do Código de Ética dos Publicitários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com