TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Projeto

Por:   •  14/9/2016  •  Monografia  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO AMAZONAS - UFAM

                          FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES

                                 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RISSIA RIBEIRO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA CONTANILIDADE PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

MANAUS – AM

2016

RISSIA RIBEIRO DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA CONTANILIDADE PARA A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Estado do Amazonas como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Fulano de Tal

     

      MANAUS - AM

2016

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade descrever as micros e pequenas empresas, suas definições contábeis e fiscais, mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Microempresas. Empresas de Pequeno

Porte.

ABSTRACT

This paper aims to describe the micro and small companies, their accounting and tax settings, shows the accounting as a major instrument of management, its importance to micro and small enterprises, mainly managerial accounting, as through this the entrepreneur can make decisions more safely.

Key-words: Managerial Accounting. Microenterprises. Small companies

Porte.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        04

2        OBJETIVOS        05

  3      EMPRESA ....................................................................................................................... 05

4      CONTABILIDADE GERENCIAL E SUA APLICAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS .................................................................................................... 06

5        CONCIDERAÇÕES FINAIS        08

REFERÊNCIAS        09

1 INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria dos negócios que estão em funcionamento são compostos por micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB.

Entranto, embora está empresas contribuam de maneira considerável para a economia do país, já que elas causam a movimentação de dinheiro, é um fato de que poucas destas empresas após abrirem não conseguem sem manter no mercado por muito tempo. Levando-se em conta que muitos fatores podem levar estas a deixarem o mercado precocemente, como o próprio mercado econômico não sendo favorável, mas o que muitas vezes levam estas empresas a fechar é a falta de aconselhamento que os empresários deixam de pedir de seus contadores , os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio.

A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte à tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa.

Esses controles contábeis são relativamente fáceis de serem elaborados, e após seu domínio podem ser facilmente utilizados no gerenciamento de micro e pequenas empresas, principalmente às de comercio varejista, independentemente do porte.

2 OBJETIVOS

 

O objetivo deste trabalho é descrever os diferentes conceitos de micro e pequenas empresas, descrever a contabilidade como ferramenta indispensável à gerência das empresas, independentemente do porte, mostrar a importância de sua utilização pela micro e pequena empresa.

3 EMPRESAS

Quando pensamos em negócios, logo surge em nossas mentes a empresa, mas; o que é uma empresa, qual conceito devemos ter dessa palavra? Diversos autores mostram os mais variados conceitos para definir e conceituar esta palavra, entretanto a mais usual seja a de que:

Empresa é a unidade econômica organizada, que combinando capital e trabalho, produz ou faz circular bens ou presta serviços com finalidade de lucro. Adquire personalidade jurídica pela inscrição de seus atos constitutivos nos órgãos de registro próprio, adquirindo dessa forma capacidade jurídica para assumir direitos e obrigações. A empresa deve ter sua sede, ou seja, deve um domicílio, local onde exercerá seus direitos e responderá por suas obrigações. (FABRETTI, 2003, p.36),

Sendo a empresa uma unidade econômica cuja finalidade é o lucro, torna-se necessário a utilização de ferramentas que otimizem as chances de sucesso da organização e assim obtenha o lucro esperado, ou o retorno do que foi investido, ou

que pelo menos reduza as possibilidades de fracasso, ou que uma decisão equivocada possa prejudicar sua continuidade. Segundo Chér (1991, p.17), “existem muitos parâmetros para definir as pequenas e médias empresas, muitas vezes dentro de um mesmo país, como no Brasil”. Isso mostra que nenhuma definição que se possa ter a respeito de micro e pequenas empresas serão algo absoluto que poderá ser utilizado em todos os casos, mas apenas limitado a determina dos pontos de vista, ou órgãos aos quais essas definições estão vinculadas. Temos Brasil temos a classificação baseada no Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, e este apresenta classificações para micro e pequenas empresas, com base no número de empregados e com base no faturamento. Conforme classificação baseado no número de empregados temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com