TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miomas Uterinos

Trabalho Escolar: Miomas Uterinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

É muito grande o número de mulheres que apresentam miomas. Muitas só ficam sabendo disso ocasionalmente, quando o médico levanta seu histórico, faz o exame ginecológico ou pede um ultrassom. Em geral, elas se assustam quando tomam conhecimento desse diagnóstico, porque imaginam que prenuncie a chegada de um tumor maligno.

Não há motivo para tal preocupação. Miomas são tumores uterinos que nascem benignos e morrem benignos. Podem aparecer em vários locais do útero e variar de tamanho, provocar ou não sintomas e exigir acompanhamento clínico ou intervenção cirúrgica.

Não se conhece exatamente a causa dos miomas. Sabe-se, porém, que ele é um tumor hormônio-dependente, que sua incidência diminui depois da menopausa e que responde bem ao tratamento. Técnicas terapêuticas modernas alcançam ótimos resultados com o mínimo de agressividade.

DEFINIÇÃO E SINTOMAS

Drauzio – Você poderia explicar o que é um leiomioma, tumor uterino conhecido popularmente por mioma ou fibroma?

Nilo Bozzini – Mioma é um tumor sólido de tecido muscular e caráter benigno que acomete as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. É também nessa fase que os sintomas se manifestam, embora haja casos absolutamente assintomáticos.

Drauzio – Quer dizer que os sintomas aparecem com mais frequência na fase reprodutiva?

Nilo Bozzini – Existe uma incidência muito grande de mulheres assintomáticas, que descobrem ser portadoras de mioma uterino quando procuram o ginecologista para uma consulta de rotina.

Drauzio – A grande maioria dos miomas são assintomáticos. O que faz com que alguns provoquem sintomas e quais são esses sintomas?

Nilo Bozzini – Geralmente, o primeiro sintoma é o aumento do fluxo menstrual. Nos quadros de infertilidade, quando a mulher vai pesquisar a causa, a presença de um mioma uterino isoladamente explica 5% dos casos, portanto uma incidência muito baixa, e de 15% a 20% quando associado a outras entidades, como endometriose ou moléstia inflamatória pélvica aguda, por exemplo.

Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal. Às vezes, mulheres magras parecem grávidas por causa do aumento do abdômen provocado pelo crescimento do mioma. Dor pélvica é mais um sintoma frequente.

Além disso, a compressão do mioma sobre a bexiga pode confundir-se com os sintomas das infecções urinárias e, sobre o reto, provocar alterações do trato gastrintestinal.

Drauzio – Há outros sintomas que devam ser mencionados?

Nilo Bozzini – A dor é outro sintoma muito importante. Repito que numa proporção muito pequena o mioma pode causar infertilidade. Há casos em que, só depois de ter-se submetido sem sucesso ao tratamento para engravidar durante dois ou três anos, a mulher descobre ser portadora de um mioma que mesmo à distância interfere na cavidade endometrial, tornando-a inadequada para a gravidez.

TIPOS DE MIOMAS

Drauzio – Vamos mostrar na figura 1 as possíveis localizações dos miomas.

Nilo Bozzini – Os miomas podem localizar-se em praticamente todo o corpo do útero. Miomas pediculados crescem na superfície externa do útero e ligam-se a ele por uma estrutura fina e alongada que se chama pedículo. Eles provocam dor, mas não provocam sangramento. Já os submucosos, que se situam na cavidade endometrial, podem ser causa de sangramento abundante.

Os miomas intramurais situam-se na parede do útero e os intraligamentares, às vezes, podem ser motivo de dúvida no exame ginecológico, por sua semelhança com o tumor sólido de ovário. Na figura 1, o mioma situado no colo de útero chama-se mioma em parturição porque provoca dores parecidas com as do parto.

Drauzio – Os miomas localizados no interior do útero provocam mais sangramento?

Nilo Bozzini – Esses e os localizados na espessura do útero são os que provocam mais sangramento.

Drauzio – Quando os miomas causam infertilidade?

Nilo Bozzini - Conforme o local em que se instalam, os miomas podem fazer parte do quadro de infertilidade. Os submucosos, por exemplo, podem ser causa de abortamento de repetição. É importante ressaltar, porém, que nem sempre a mulher com mioma uterino precisa de tratamento para engravidar. Às vezes, eles são tão pequenos que não atrapalham absolutamente em nada e não provocam sintomas. São revelados geralmente pela ultrassonografia e demandam o que se chama de tratamento expectante, isto é, o que se limita a observar a evolução do quadro.

CAUSAS

Drauzio – Você disse que os miomas aparecem com mais frequência na fase reprodutiva da vida das mulheres e podem ser mostrados ocasionalmente pelo ultrassom. Quais são as causas dos miomas?

Nilo Bozzini – Não se sabe exatamente por que os miomas aparecem. Sabe-se que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com