TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilização – O Cultivo de Alga Marinha Sustentável

Por:   •  15/5/2020  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Mobilização – Cultivo de Alga Marinha Sustentável

O vídeo trata-se de um projeto criado em uma comunidade no município Icapuí/Ceará – Comunidade Barrinha

O Projeto Cultivo Sustentável de Algas Marinhas, que foi criado com o objetivo de conservar e preservar os bancos de algas marinhas da região.

Levando para a comunidade, que se continuassem a extração predatória de algas, veriam futuramente a extinção da espécie. Na década de 70, devido a extração, grande parte das espécies de algas marinhas foram extintas.

A comunidade utiliza as algas marinhas como forma de obter renda, vendendo as algas que colhiam nos bancos. O projeto fez com que grande parte da comunidade fizessem o plantio de algas, através de mudas, ao invés de utilizar os bancos.

O banco de algas marinhas é o segundo mais importante do país, sendo o mais importante para a biodiversidade da região.

O projeto além de trazer uma solução para a obtenção de renda para comunidade, trouxe também uma melhora na autoestima para as mulheres, pois antes elas eram donas de casa, hoje elas são produtoras e empreendedoras. As mulheres ficam responsáveis pela produção alimentícia e cosmética, através das algas.

O projeto levou para a comunidade muito conhecimento em relação ao cultivo sustentável de algas marinhas, sabendo-se que as algas possuem muito valor e que antigamente não era tão conhecido.

As algas que a comunidade utilizam são a algas vermelhas do Filo Rhodophyta, estas algas são particularmente abundante em águas tropicais e quentes, apesar de muitas serem encontradas em regiões frias do mundo, no mar o número de espécies é bem maior. No Brasil o maior produtor é a região do litoral nordeste.

O gênero mais utilizado é a Gracilaria, são bastante utilizadas na cozinha japonesa e em cosméticos, como sabonete e shampoo, através destas algas a comunidade retira o ágar. A parede celular das algas vermelhas são constituídas por uma rede frouxa de microfibrilas de celulose embebidas em uma mistura amorfa, semelhante a um gel, de mucilagens e polímeros sulfatados de galactano. Os poligalactanos sulfatados são os principais componentes do comercialmente valioso ágar. É o componente mucilaginoso que confere às algas vermelhas a textura deslizante características deste grupo.

As algas marinhas em geral não tem muito valor nutritivo, como carboidratos, mas são ricas em sais minerais, bem como inúmeras vitaminas e elementos em quantidade mínimas importantes, sendo valor para processos industriais.

Concluindo, que o projeto levou para a comunidade uma forma de obtenção de renda sustentável, conscientização e conhecimento sobre a biodiversidade marinha. Uma vez que os recursos marinhos não são inesgotáveis e os bancos de algas são sazonais. A dificuldade deste projeto é a comunidade aceita a forma de cultivo de algas e o investimento que é bem alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com