TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Portfolio

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

Curso de Graduação em Enfermagem

Edilaine dos Santos Souza 1122780

Fisiologia Humana

Trabalho apresentado a Disciplina de fisiologia humana no curso de Graduação em Enfermagem, para obtenção da nota em participação de atividades, sob a orientação da professora Me Euripedes Barsanulfo Gonçalves Gomide.

São Miguel do Guaporé

2019

Atividade no Portfólio

Objetivos

  • Conhecer a fisiologia renal.
  • Compreender o sistema renal: anatomia funcional e sua importância.
  • Compreender a anatomia do sistema respiratório.
  • Interpretar as ventilação e pressões internas.
  • Analisar as pressões intra-alveolar e intrapleural.

Descrição da Atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no

Portfólio para apreciação do tutor.

Sistema Urinário

1) O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Quais as funções básicas que são desempenhadas por esse sistema? A quantidade e a composição da urina que será eliminada dependem de que?

  • Os rins tem a função de produzir a urina, garantindo a filtração do sangue e eliminações de impurezas do corpo.
  • A ureteres sua função é ligar os rins a bexiga levando a urina. Vale lembra que Os ureteres empurram quantidades pequenas de urina sob a forma de ondas de contração, à baixa pressão
  • A bexiga é onde é armazenada a urina já formada tendo a capacidade de armazenar 300ml a 500ml de urina até a ora da eliminação.
  • A uretra tem a função de condução da urina para fora do corpo.

Enfim, a quantidade e a composição da urina que será eliminada dependem da regulação renal. Além disso, a quantidade de solutos e água da urina varia de acordo com o alimento ingerido. A composição da urina e do líquido extracelular difere, pois, enquanto 95% dos solutos do líquido extracelular são constituídos por íons, a urina possui altas concentrações de moléculas sem carga, principalmente ureia.

2) Explique como o sangue arterial entra nos rins. Cite a artéria renal, as artérias segmentares, as artérias interlobares, artérias arqueadas, cápsula glomerular ou de

Bowman, os peritubulares, as veias interlobares e a veia renal.

O sangue chega ao rim através das artérias renais e segue através de uma série de arteríolas, que se subdivide em artérias segmentar; se subdividindo em artérias interlobares, em artérias arqueadas, que levam à formação das arteríolas aferentes. Assim até o glomérulo de Malpighi.

3) Explique como ocorre o controle do balanço de eletrólitos, a regulação do equilíbrio ácido-base, a conservação de nutrientes e a excreção de resíduos metabólicos.

4) Quais as funções da excreção renal? Explique cada uma.

5) Quais são os mecanismos de formação da urina? Explique cada um.

6) Aumentos na pressão arterial (PA) levam a aumentos pronunciados na excreção urinária de sódio e água, aumentando o débito urinário sem que haja grandes mudanças na filtração glomerular. Portanto, por que o aumento da pressão arterial (PA) provoca aumento no débito urinário?

7) O que é necessário para se fazer o cálculo do clearance de uma substância "X"? Qual fórmula é utilizada para este cálculo?

8) Explique como é o sistema regina-angiotensina-aldosterona na formação da urina diluída e concentrada. O sistema renina-angiotensina-aldosterona está envolvido, especialmente, em qual controle?

9) Quando o valor do pH cai abaixo de 7,4, o indivíduo apresenta acidose, enquanto, com o valor de pH maior que 7,4, está em alcalose. São três os sistemas primários que regulam as concentrações de íons hidrogênio para evitar o desenvolvimento de acidose ou alcalose. Quais são eles?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com